Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza inicia nesta segunda (04)

 

Publicado em: 01/04/2022 15:26

Whatsapp

 

Meta é vacinar, pelo menos, 90% dos grupos elegíveis. Dia D de mobilização social acontecerá no dia 30

Na segunda-feira (04), inicia a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Nesta primeira etapa, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde, que podem procurar as unidades de saúde com sala de vacinação do município. A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.

Na campanha contra a Influenza, também serão vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade. Para todos estes grupos, a vacinação acontecerá, de 03/05 até 03/06.

A estratégia de vacinação contra a Influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

Campanha de Seguimento contra o Sarampo

Em paralelo à Campanha de Influenza, ocorre também a 8ª Campanha de Seguimento contra o Sarampo. Deverão ser imunizadas todas as crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias. Enquanto que os trabalhadores de saúde deverão apenas atualizar seu esquema vacinal de duas doses, independentemente da idade, sendo que o período de aplicação destas doses será concomitante com as etapas da Influenza, ou seja, os trabalhadores de saúde, de 04/04 a 02/05, e as crianças de 03/05 a 03/06/2022.