Secretaria de Saúde de Irati faz avaliação de atividades nos últimos dois anos

Publicado em: 05/04/2022 16:30

Paralelo ao enfrentamento à Covid-19, foram feitas melhorias de estrutura, equipamentos, veículos e de pessoal, e implantação de programas e novos projetos

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati fez um balanço das atividades realizadas durante os últimos dois anos. Mesmo com foco maior no combate à pandemia de Covid-19, os demais atendimentos à população não deixaram de ser realizados pelas equipes de saúde do município.

De acordo com a secretária da pasta, Jussara Kublinski Hassen, entre os anos de 2020 e 2022, foi dada maior atenção à qualificação e execução de projetos e programas já existentes. “Novas ações também foram implantadas para a busca de um atendimento de qualidade, prezando pelos princípios de equidade, integralidade e universalidade estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou Jussara.

Projetos em implantação

Algumas ações e projetos que estão em andamento são a implantação de internet em 100% das Salas de Vacina, a reativação do Programa de Combate ao Tabagismo, implantação do Programa Saúde na Escola com abrangência inicial de duas escolas, implantação do Programa Planifica SUS nas Unidades Básicas de Saúde François Abib e de Engenheiro Gutierrez, implantação do Prontuário Eletrônico em cinco pontos nas Estratégias de Saúde da Família Rio Bonito, Adhemar Vieira de Araújo e Vila São João, na Unidade Básica de Saúde François Abib e no Ambulatório Ildefonso Zanetti.

Além disso, a Secretaria de Saúde também efetuou e está trabalhando na implantação do SAMU, do atendimento de fisioterapia pós-Covid; Farmácia Hospitalar e Municipal na Unidade de Pronto Atendimento, implantação da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), inserção do Centro de Operações Especiais e Fiscalização (COEF) e implantação da Linha de Cuidado à Obesidade e Sobrepeso.

“Além destas ações, o Projeto Mãe Iratiense está em fase final de implantação e a contratação de uma equipe multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental se encontra em fase de avaliação e liberação pelo Ministério da Saúde com recurso mensal de R$12mil”, explica a secretária. Também estão sendo implantadas três Estratégias de Saúde da Família (ESF) nos postos François Abib, de Engenheiro Gutierrez e do bairro Lagoa. Outras três, a serem inseridas no Ambulatório Ildefonso Zanetti e nas unidades Ademar Neves (Saúde da Mulher, próximo ao Estádio Municipal Abrahm Nagib Nejm) e da Vila São João, estão sendo analisadas pelo Ministério da Saúde.

Mudanças de Estruturas

Neste período, a Secretaria de Saúde também descentralizou o atendimento do Pré-Natal, para facilitar o acesso das gestantes ao atendimento próximo de suas residências, cumprindo uma determinação do Ministério da Saúde. Também houve descentralização dos agendamentos e cadastramentos para consultas especializadas, agendamento e retiradas de exames. Agora, todos estes serviços podem ser feitos nos postos de saúde.

A pasta também ampliou o horário de atendimento odontológico, que passou a atender por mais duas horas, de segunda a sexta-feira, e por quatro horas aos sábados. Além disso, foram feitos dois mutirões de consultas e exames especializados. Na parte estrutural, foram feitas mudanças nos setores de Pré-Natal, Saúde da Mulher, Saúde Mental e Almoxarifado para a UBS Ademar Neves, que foi inteiramente reformada.

Outra grande mudança foi a UPA da Vila São João, que passou a atender como Pronto Atendimento 24 horas. Antes disso, o PA funcionava na Unidade Ademar Neves, ao lado do Estádio Municipal. Já, os setores administrativos de Consultas Especializadas, Transporte, Vigilância Sanitária e de Endemias, também foram alocados em outros espaços, com novos móveis e equipamentos.

O posto de Saúde do Rio Bonito recebeu nova cobertura na entrada, pintura, revisão e melhorias nas partes hidráulica e elétrica. Já, a Unidade Ademar Vieira de Araújo recebeu nova cobertura e pintura.

No Ambulatório Ildefonso Zanetti, foi feita a finalização da reforma e foram adquiridos novos móveis e equipamentos para o local. O prédio da fisioterapia foi reformado, pintado e novos aparelhos de fisioterapia foram adquiridos. Uma nova pintura também foi feita no prédio do setor de odontologia. A Secretaria também entregou, nos últimos dois anos, a reforma geral da Unidade de Saúde Ademar Neves e inaugurou o posto do bairro Alto da Lagoa.

Veículos e equipamentos

Neste período, o município também adquiriu quatro novas ambulâncias, oito carros (quatro para as Estratégias de Saúde da Família e quatro para o Transporte Sanitário), uma van para o Transporte Sanitário, 70 tablets para os agentes comunitários de saúde e de endemias, três equipamentos para consultório odontológico, 13 câmeras de segurança instaladas no Pronto Atendimento, novas placas de identificação para as unidades de saúde, cadeiras e mesas de escritório, bebedouros, cortinas para as UBS, aparelhos de ar condicionado, computadores e uniformes para motoristas, agentes comunitários de endemias e equipes de enfermagem. Também foram fabricados móveis planejados para a Farmácia Hospitalar e o Ambulatório Ildefonso Zanetti.

Pessoal

Durante os dois últimos anos, a equipe de trabalho também foi incrementada, com a contratação de enfermeiros, técnicos de enfermagem, motoristas socorristas, dentista, assistente social, psicólogo, farmacêutico e nutricionista. “Mesmo com todas as dificuldades, com cada profissional de saúde enfrentando um desafio coletivo e pessoal com a pandemia, conseguimos atender a população e, ainda, melhorar os serviços já existentes, fazendo com que a saúde chegue mais perto do cidadão”, observou a secretária de Saúde.