Guarda Municipal divulga relatório

Publicado em: 28/01/2013 00:00

A Guarda Municipal de Irati divulgou nesta segunda-feira (28) o relatório de trabalhos realizados pelo órgão no período de 1º de dezembro de 2012 a 21 de janeiro de 2013. A presença da Guarda Municipal nos espaços públicos tem inibido situações ilícitas nas praças e parque da cidade, a exemplo do consumo de bebidas alcoólicas e drogas, prostituição e desordens. Também evita ações de vandalismo, oferecendo segurança para os cidadãos de bem, que fazem o bom uso desses locais para seu lazer e atividades físicas, observa o comandante da Guarda Municipal, Ernani Matos. Ele destaca ainda que o consumo de narguilé também será coibido pelos guardas em locais públicos, especialmente nas situações envolvendo menores de 18 anos. Diariamente, a equipe realiza rondas, entre as 8h e 23h, no Centro Cívico, Prefeitura, Centro da Juventude, Escolas Municipais, Cemitérios, Praças, Rodoviária, Parque Aquático, Morro da Santa, Bosque, Ginásio de Esporte, Postos de Saúde, Secretaria de Saúde, Câmara Municipal, Agência do Trabalhador, CEMEIs, CRAS e demais lugares públicos. A função da Guarda Municipal é atuar na preservação dos bens e locais públicos. Desta forma, toda situação de vandalismo ou infrações ao código de posturas do município, que danifiquem os bens públicos, devem ser comunicadas à Guarda. Para tanto, existem dois telefones para contato. O telefone da central, que está localizada no Parque Aquático, é o 3423-2833. O segundo telefone, de número 9133-3665, fica sempre na viatura, com a equipe de trabalho. Ações realizadas: - Advertimento de pessoas sobre a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em espaço público (em acordo com a lei nº3264); - Orientações a pessoas maiores de dez anos que faziam uso de brinquedos no parque e praças. - Condução de uma pessoa para 8ª Companhia da Polícia Militar por aliciar menores no Parque Aquático; - Apoio ao conselho Tutelar em caso de violência doméstica; - Apoio ao Fiscal de Habitação para averiguar denúncia de invasão de residência. - Auxílio ao IRATRAN na sinalização do trânsito devido a acidente na Avenida João Stoklos; - Avistado possível uso de entorpecentes dentro do pátio da Escola Mercedes Braga no Alto da Lagoa. Os usuários fugiram do local ao avistarem a viatura da Guarda Municipal; - Apoio na segurança da Prefeitura no dia da transição do governo; - Plantão na Escola Municipal Mercedes Braga, no Alto da Lagoa, após depredação por vândalos. A Guarda permaneceu na escola durante o período noturno por dez dias; - Segurança em jogos municipais; - Apoio aos Bombeiros em acidente de trânsito envolvendo uma moto e um caminhão na rotatória da Alameda Virgílio Moreira; - Verificação de denúncia de depredação na Escola Pequeno Duque. Constatou-se que vidros foram quebrados; - Apreendida rede de balanço que estava danificando uma lixeira pública na Rua da Liberdade, no ponto de táxi; - Recolhida de material de pesca do lago do Parque Aquático. - Apoio aos Fiscais da Prefeitura em duas invasões de terreno. Os invasores estavam começando a construir. Foram orientados a parar a obra e desocupar o local; - Orientação de pessoas que estavam fazendo necessidades em local público a utilizarem os banheiros; - Comércio de sofás irregular (estofados) na calçada na Praça Edgard Andrade Gomes. Comerciante foi orientado a regulamentar sua situação. - Apoio a um acidente entre bicicletas em que as vítimas tiveram escoriações leves; - Através denúncia, orientação a jovens que consumiam bebida alcoólica e faziam algazarra na Praça Etelvina Andrade Gomes; - Intervenção no caso de dois indivíduos embriagados que estavam assediando mulheres próximo ao Rotary Club. Ambos foram orientados e deixaram o local em seguida. - Orientações aos moradores de rua sobre o consumo de bebida alcoólica próximo à rotatória da Rua Liberdade. Houve apreensão de facas e canivetes.