Sistema de coleta de esgoto de Irati será ampliado

 

Publicado em: 25/04/2022 16:59

Whatsapp

 

Obra, orçada em mais de R$ 15,6 milhões, irá beneficiar comunidade atendida pela rede coletora de esgoto da Sanepar

O sistema de coleta de esgoto de Irati será ampliado. A obra será realizada por meio de um contrato, assinado nesta segunda-feira (25), entre o município e a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), orçada em mais de R$ 15,6 milhões. O prefeito Jorge Derbli e o diretor-presidente da Sanepar, Cláudio Stábile, assinaram o contrato. A obra deve gerar cerca de 120 empregos diretos e 640 indiretos.
A ampliação do sistema de coleta de esgoto de Irati irá beneficiar diretamente 92% da população, que é atendida com rede coletora pela Sanepar. A ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio das Antas, no bairro Canisianas, incluirá a instalação de pós-tratamento modular com flotação por ar dissolvido, com vazão sanitária total média de 110 litros por segundo, entrada de energia, elevatórias de recuperação de nível e de lodo, casa de quadros, produtos e equipamentos. 
Todo o investimento será feito pelo Governo do Estado, por meio da Sanepar. O prazo para a empresa vencedora da licitação, Fast Indústria e Comércio, executar a obra é de 360 dias.
O prefeito, Jorge Derbli, ressaltou que a obra representa o respeito que Irati tem pelo meio ambiente. “Será um trabalho com muita tecnologia para melhorar a filtragem do esgoto que vai para o Rio das Antas. É um investimento pesado do governo Ratinho e da Sanepar, com o auxílio do nosso deputado Artagão Júnior, um incansável trabalhador pela cidade de Irati”, ressaltou Derbli. 
O deputado estadual Artagão Júnior, que intermediou a negociação do município com o Governo do Estado e a Sanepar, acompanhou a assinatura do contrato. Ele destacou a importância da obra para a população iratiense. “É uma obra muito importante para o município. Um grande investimento que vai proporcionar mais qualidade no atendimento que já é excelente em Irati”, afirmou.