Deputada Leandre e prefeito Jorge Derbli visitam obras no município de Irati

Publicado em: 19/05/2022 18:49

As obras do Complexo Social Cidade do Idoso de Irati estão aceleradas; deputada também visitou duas escolas que serão ampliadas com recursos de emendas parlamentares

Em Irati, nesta quinta-feira (19), a deputada federal Leandre Dal Ponte e o prefeito Jorge Derbli realizaram uma maratona de visitas a obras, realizadas por meio de recursos indicados pela parlamentar no orçamento do Governo Federal. A vice-prefeita, Ieda Waydzik, e a secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo de Irati, Jéssica Custódio, também acompanharam as visitas.

A primeira parada da comitiva foi no canteiro de obras do Complexo Social Cidade do Idoso, de Irati. O projeto terá investimento de R$ R$ 7.379.046,48 milhões. Nesta verba, estão contemplados recursos indicados pela deputada federal Leandre Dal Ponte no Orçamento da União, verba a fundo perdido do Governo do Paraná, financiamento, e recursos de contrapartida da Prefeitura de Irati.

A transformação, adequação e ampliação do Centro de Tradições Willy Laars começou este ano. E, muito em breve, a população de Irati e região poderá contar com o Complexo Social, uma iniciativa pioneira no Estado do Paraná, destinado à promoção e desenvolvimento do envelhecimento ativo e saudável da população de Irati. “Com evolução da obra estando em 30%, as expectativas geradas observando o cronograma seguido pela empresa contratada, e tendo a obra com evolução mais rápida que o previsto, é possível que se gente consiga entregar a obra antes do prazo contratual”, comenta a secretária Jéssica.

“Esse complexo social vai trazer muita qualidade de vida para nossa gente, porque hoje quem tem mais de 60 anos usarão, logo nós usaremos, e toda a comunidade da região vai estar usando. Eu não tenho dúvida o quanto estes investimentos irão se transformar em benefícios para todas as idades. Trata-se de um projeto piloto, que em parceria com o Governo do Estado do Paraná, iremos levar para outros municípios também dentro do nosso estado, porque eu tenho certeza que vai ser um exemplo nacional”, afirmou a deputada Leandre.

De acordo com o prefeito Jorge, as obras do Complexo Social Cidade do Idoso estão em ritmo acelerado e a previsão é entregar as obras da Escola Vila Nova ainda em julho.

“Estamos fazendo uma vistoria no andamento da execução da obra a Cidade do Idoso, que será para nós um marco da administração, não só para Irati mas para todo Estado do Paraná. A obra anda a uma velocidade muito grande, já está ganhando forma, e que vai ajudar as pessoas idosas de Irati da região. Este recurso foi conseguido através do trabalho da nossa deputada Leandre”, disse Jorge.

Para a vice-prefeita, Ieda, todas as famílias de Irati serão beneficiadas. “Pois elas irão fazer os seus idosos aqui para fazer em atividades, para serem acolhidos e terem um atendimento de saúde, e isso será bom para todos não só para os idosos”, acrescentou.

Na sequência, os representantes da prefeitura e a deputada federal estiveram na Escola da Vila Nova, para ver de perto o local da nova escola e futura quadra coberta. Nesta visita, também esteve presente a secretária de Educação de Irati, Jandira Girardi.

Por último, Leandre visitou o local da nova escola Olaria Filipaki, no bairro Nhapindazal, que será construída com auxílio de uma emenda indicada pela deputada. O valor da obra se aproxima dos R$ 7 milhões.

A história do Complexo Social

O projeto do Complexo Social Cidade do Idoso foi apresentado à comunidade de Irati no início do ano passado, durante uma reunião na Câmara de Vereadores. No dia 17 de fevereiro de 2021, a deputada Leandre e o prefeito Jorge apresentaram a iniciativa para o governador Ratinho Junior. E no dia 04 de maio, a deputada, o prefeito, e a vice-prefeita, Ieda Waydzik fizeram a entrega oficial do projeto do Complexo Social Cidade do Idoso de Irati ao secretário Ortega. Em outubro do ano passado, foi assinado o convênio com o Governo do Estado. E em fevereiro deste ano, foi assinada a ordem de serviço para o Complexo Social, na presença do governador do Paraná, Ratinho Júnior