32º Rodeio Crioulo de Integração ajuda a fomentar a economia local

 

Publicado em: 14/07/2022 15:59

Whatsapp

 

Hotéis lotados e aumento de vendas no comércio são reflexos do evento

O 32º Rodeio Crioulo de Integração de Irati inicia nesta sexta-feira (15), e com ele os setores econômico, cultural e social obtêm grandes resultados. De acordo com empresários locais, os efeitos deste evento são visíveis antes mesmo de ele acontecer, pois, as vendas e prestações de serviços crescem em escala significativa, principalmente, na área de hotelaria, alimentação, lojas de calçados, roupas e assessórios.

O secretário de Indústria e Comércio de Irati, Marcelo Rodrigues enfatiza que o entretenimento proporciona qualidade de vida para as pessoas, além de ajudar a economia local. "Neste ano a Prefeitura investiu em melhorias no CT Willy Laars, tanto no acesso, quanto na beleza do local, para atrair mais visitantes", frisou o secretário.

A Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai) estima que o comércio em geral terá bons resultados. "Após o Rodeio faremos um levantamento para saber o quanto as vendas aumentaram neste período, mas a expectativa é que todo o comércio seja impactado positivamente", afirmou o presidente da Aciai, Elias Mansur.  

A procura por trajes relacionados a moda campeira aumentou mais de 70%, segundo a proprietária e vendedora de uma loja deste estilo, Camila Zarocinski. "O Rodeio é um evento que movimenta toda a nossa cidade, o pessoal fica empolgado para participar, não só aqui na cidade, como em toda a região", conta. A jovem empresária explicou que em sua loja o que predominou nas vendas foram as botas, chapéus, camisas e as tradicionais bombachas.

No decorrer desta semana já não haviam mais vagas nos hotéis de Irati. A proprietária de um hotel da cidade, Regiane Malanski El Darwich, afirmou que o Rodeio é responsável pela maior mobilização do município. "É o momento em que o fluxo de dinheiro aumenta, por isso, os resultados são muito positivos para a economia. Os 43 apartamentos que temos no hotel estão lotados de sexta a domingo", disse Regiane.

Ainda no setor de hotelaria, o recepcionista de outro hotel de Irati, Sandro Lopes, relata que em semanas normais, o maior fluxo de hospedagens acontece de segunda a sexta-feira, no entanto, com o Rodeio o hotel está lotado neste final de semana.