Irati inicia campanha de vacinação contra poliomielite e outras doenças

 

Publicado em: 11/08/2022 09:13

Whatsapp

 

A campanha nacional de vacinação contra poliomielite e outras doenças está acontecendo desde segunda-feira (08), e vai até dia 09 de setembro. Todas as crianças entre 1 e 4 anos devem receber a dose da gotinha, que protege contra poliomielite. E todos os menores de 15 anos devem se apresentar em uma sala de vacinação para atualizar esquema vacinal.
A enfermeira da vigilância epidemiológica de Irati, Denise Homiak, comenta sobre a responsabilidade dos pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para se vacinarem. "É dever dos pais e direito da criança o acesso à vacinação. Cabe ressaltar que é uma prova de amor e comprometimento dos pais manter o esquema vacinal dos seus filhos em dia, garantindo seu crescimento e desenvolvimento saudável", destacou.
Denise também explica que é preocupante as baixas coberturas vacinais, especialmente em Irati. "Isso favorece a oportunidade de reintrodução de doenças já erradicadas, como a poliomielite. Esta campanha então tem por objetivo garantir a proteção das nossas crianças".
A Secretaria de Saúde de Irati informa que as vacinas estão disponíveis todos os dias da semana, em todas as salas de vacinação do município.  Sendo que no dia 20 de agosto será realizado o Dia D para mobilização nacional. 
Poliomielite
A poliomielite, também chamada de paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos. A vacinação é a única forma de prevenção.
A doença tem certificado de erradicação no país desde 1994, mas a baixa cobertura vacinal nos últimos anos preocupa especialistas, pois não chegou aos 50% do público-alvo neste ano.