Secretaria oferece preventivo e mamografia gratuitos

Publicado em: 01/02/2013 00:00

De segunda a sexta-feira, a secretaria municipal de Saúde de Irati realiza coleta de exame preventivo do câncer de colo uterino (Papanicolau), a partir das 19h. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico da doença no início, antes que a mulher tenha sintomas. Sua realização periódica permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer de colo do útero. O exame preventivo é indolor, simples e rápido. Toda mulher com vida sexualmente ativa deve realizar o exame ao menos uma vez por ano. A secretaria de Saúde destaca que o exame é feito por uma enfermeira, uma vez que muitas mulheres se sentiam constrangidas por realizarem o exame com profissionais do sexo masculino. As interessadas em realizar os exames devem comparecer à secretaria com o cartão SUS e identidade. O exame preventivo também pode ser realizado nos postos de saúde da Vila São João, Rio Bonito e posto de saúde Ademar Araújo. Entretanto, o horário de realização do exame é diferente do horário da secretaria, desta forma, as mulheres que preferirem realizar o exame nos postos de saúde devem entrar em contato com as unidades. MAMOGRAFIA A secretaria municipal de Saúde também oferece gratuitamente o exame de mamografia para as mulheres com mais de 40 anos. A mamografia é a radiografia das mamas, um exame que utiliza radiação para revelar possíveis alterações no órgão e que exige a compressão das mamas para uma melhor detecção de nódulos e possíveis tumores. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura. Aquelas que nunca fizeram o exame ou que o realizaram há mais de um ano podem comparecer ao setor para agendar uma data. O exame é gratuito e realizado em Irati. Em todas as unidades de saúde pode-se realizar o agendamento de mamografia. O telefone para contato na secretária de Saúde é o 3907-3143.