Irati comemora bons resultados na destinação de embalagens de defensivos agrícolas

Publicado em: 22/08/2022 14:11

CAMPO LIMPO

O município de Irati comemora os resultados significativos da destinação correta das embalagens de defensivos agrícolas, sendo parceiro da Assocampos - Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários dos Campos Gerais e do inpEV - Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, de Ponta Grossa, que faz parte do sistema responsável pela logística reversa destas embalagens. Este sistema é referência a nível mundial, pois, no Brasil mais de 94% das embalagens de agrotóxicos retornam para o destino correto.

Em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo (18 de agosto), a Assocampos & inpEV realizou um encontro, na última sexta-feira (19), para apresentar a atuação que exerce na região dos Campos Gerais. A associação agradeceu o trabalho do poder público, dos agentes envolvidos e dos agricultores. Também participaram do encontro os acadêmicos do curso de Agronomia, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O responsável técnico pela Assocampos e coordenador de Centrais do inpEV, Luiz Fernando Marion, explica sobre a atuação da Assocampos do município de Irati, que dispõe de uma filial, com terreno cedido pela Prefeitura. "Irati tem um grande potencial agrícola, e graças ao apoio da atual administração, a Assocampos tem uma filial no município, que recebe as embalagens e destina para a sede. Isso torna possível a produção agrícola sustentável".

Durante o encontro, o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, foi homenageado pelo trabalho que vem realizando, no que diz respeito à conscientização dos produtores rurais. "É uma satisfação saber que hoje as embalagens estão retornando ao destino correto, não estão mais poluindo o meio ambiente. E Irati vem se dedicando cada vez mais para que a produção agrícola seja feita com qualidade, do início ao fim", disse o secretário.

Recebimento em Irati

Irati possui um posto de recebimento da Assocampos, localizado na Rua Edmundo Gnatkowski, 247 – Vila São João. O atendimento ao público acontece nas segundas e terças-feiras, das 8h às 16h.

Além disso, há também os recebimentos nas comunidades durante o ano. No dia 24 de agosto os produtores da região do Pirapó poderão levar as embalagens até o pavilhão da igreja; dia 30 de novembro, no pavilhão da igreja de Caratuva I; e dia 07 de dezembro, no pavilhão da igreja do Guamirim.

O itinerário de 2023 será definido e divulgado nos próximos meses. E, pode sempre ser consultado em https://www.assocampos.org.br/calendario

O que acontece com as embalagens devolvidas corretamente?

Quando o material chega à central de recebimentos, é separado entre laváveis e não laváveis, tipos de plásticos e cores. Em síntese, há dois tipos de embalagens de defensivos agrícolas: as que devem ser lavadas, trabalho que dever ser feito pelo agricultor; e as que não são laváveis, que são as embalagens de tratamento de sementes, flexíveis, embalagens e materiais de expurgo e as caixas de papelão.

Em seguida, é feito o enfardamento para ser encaminhado para as recicladoras ou para os incineradores. "No Brasil, há 10 recicladoras que utilizam as embalagens de defensivos agrícolas para fazer o material de construção civil. Já as embalagens que não podem ser recicladas vão para os incineradores, somente quatro incineradores fazem este trabalho legalmente no país", explicou Luiz Fernando.

A legislação federal prevê a responsabilidade do agricultor em devolver as embalagens. "A partir do momento em que o produtor compra o defensivo, ele é responsável pelo material e pela embalagem. Também é importante destacar o cuidado com estas embalagens, no armazenamento e no ato da entrega, lavando e separando corretamente", pontuou o secretário Raimundo.

Atuação da Assocampos

A Assocampos atua desde 2001, sem fins lucrativos, declarada como entidade de utilidade pública no estado do Paraná. Representa mais de 59 empresas associadas.

Atende 16 municípios e seus distritos: Ponta Grossa (com a central de recebimento gerida pelo inpEV), Irati e Prudentópolis (com posto de recebimento), Carambeí, Castro, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Palmeira, Piraí do Sul, Reserva, Tibagi, Teixeira Soares e Ventania.

SECOM Irati