Apoio e alternativas sustentáveis ajudam a desenvolver agricultura familiar 

 

Publicado em: 26/08/2022 16:55

Whatsapp

 

"Fomos beneficiados com calcário, terraceamento, captação de água e tratamento de esgoto, isso me incentivou a acreditar mais na agricultura", afirma jovem agricultor do município


A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, desenvolve, em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, na comunidade de Arroio Grande. Os benefícios vão além de melhorar a água e o solo, chegando até mesmo a incentivar o jovem produtor rural que passa a visualizar novas oportunidades na agricultura familiar, após ter sido beneficiado com serviços de captação de água, tratamento de esgoto, terraceamento e entrega de calcário. 
É o caso do agricultor Tiago Henrique Gulhinski que havia se afastado da agricultura, mas resolveu voltar após o incentivo do poder público. "Meus pais plantavam fumo, e antes não tinha tanto apoio. Eu tive a experiência de sair do campo e trabalhei de empregado, isso por dois anos. Nesse período aconteceu o programa da microbacia, como senti que a Prefeitura está apoiando o pequeno produtor, resolvi voltar", relatou. 
A família viu novas oportunidades no campo, e hoje cultiva, além do fumo, o morango que é abastecido com a captação da água da chuva. "Fomos beneficiados com calcário, terraceamento, captação de água e tratamento de esgoto. Hoje, além do fumo, montei uma estufa de morango, onde a água que é captada pela chuva usamos para irrigação da fruta. O calcário já foi espalhado e notamos que está dando resultado também", explicou o agricultor. 
Terraceamento
Atualmente, a propriedade de Tiago está recebendo o terraceamento, conhecido também como curva de nível. Trata-se de uma técnica agrícola elaborada para conservar o solo, conter as erosões causadas pelo escoamento da água em áreas de vertentes. 
"A altura do solo é elevada em algumas linhas que seguem o nivelamento do terreno, o que faz com que a água infiltre na terra ou seja conduzida para algum local. O trabalho de preservar a água e o solo acontece em conjunto, porque fazendo o terraceamento evita que o solo vá embora e faz com que os nutrientes depositados para a agricultura não cheguem até os rios", conta o técnico da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Alessandro Trybek.
Entenda o programa 
O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias iniciou, em Irati, na comunidade do Mato Queimado e está sendo concluído no Arroio Grande. "Esse projeto aconteceu aqui porque é onde passa o Rio Água Quente e Rio Preto, que fazem parte da bacia do Rio Iguaçu. Então, para a preservação dessa microbacia se desenvolve um trabalho amplo, para melhorar o solo e a água", explicou o secretário Raimundo Gnatkowski. 
O programa conta com a parceria da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Rural (IDR/IAPAR).  
As técnicas para proporcionar a conservação da água e do solo feitas em Irati consistem na correção de solo com calcário e fosfato, proteção de nascentes, tratamento de esgoto, captação de água da chuva com calhas e caixas d`água, e terraceamento.
"Na área da captação da água da chuva, mais de 40 famílias foram atendidas no Arroio Grande, recebendo até caixa d`água. Todos os moradores estão atendidos com o abastecedor comunitário. Os que optaram em receber calcário foi entregue nas propriedades. A proteção de fonte foi colocada palanques com arames para as pessoas deixarem esta área protegida", sintetizou Raimundo.
A comunidade de Arroio Grande sentiu em anos anteriores a falta de chuva, em 2020 a Prefeitura de Irati levou água por várias semanas aos moradores, neste sentido, a população passa a perceber a necessidade de preservar a água.