18ª Feira de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade será no CT Willy Laars

 

Publicado em: 31/08/2022 10:55

Whatsapp

 

Nos dias 16 e 17 de setembro acontece 18ª Feira de Sementes Crioulas e da Agrobiodiversidade, no Centro de Tradições Willy Laars de Irati. O evento busca fortalecer as famílias chamadas de "Guardiãs de Sementes", que conservam e multiplicam sementes e mudas livres de transgênicos. A feira acontece há mais de 20 anos e é organizada pelo grupo Coletivo Triunfo, formado por várias instituições e participantes, e conta com apoio da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia, Sindicato Municipal dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura de Irati.

Nas feiras, além da troca e multiplicação das sementes e mudas crioulas, são compartilhados conhecimentos entre os participantes. "São expostas várias técnicas e há discussões sobre a produção orgânica e a agroecologia, além de ser um espaço de debate sobre as questões agrarias, com o público da área rural e urbana", explicou Renato Kovalski Ribeiro, biólogo e assessor técnico da AS-PTA Agricultura Familiar e Agroecologia.

No evento haverá mais de 120 expositores de sementes, mudas e artesanatos. A expectativa, segundo os organizadores, é receber cerca de cinco mil pessoas, entre agricultores familiares, pesquisadores, técnicos da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), professores, alunos e todos que se interessarem pelo assunto, pois o evento é gratuito.

As bancas de exposição são gratuitas para as famílias guardiãs ligadas à agricultura familiar, sendo necessário apenas uma inscrição prévia das bancas e dos produtos. Para reservar mesa para expor é necessário se inscrever no link http://forms.gle/d2QSuB4afREB98BP9

Importância das sementes e mudas crioulas

De acordo com o biólogo Renato, diversas sementes e mudas crioulas estão há milhares de anos nas mãos de indígenas, povos tradicionais e famílias agricultoras. Elas passam por um processo constante de seleção e adaptação aos mais diversos climas e solos, gerando várias formas, cores e sabores. "É o que chamamos de Agrobiodiversidade", disse Renato.

Estas variedades são responsáveis pela produção orgânica e agroecológica, pois, não necessitam da aplicação de insumos, são produtivas e resistentes às pragas. "A agrobiodiversidade também movimenta a economia local e fortalece a agricultura familiar limpa, saudável e igualitária", enfatizou o especialista.

Programação

Na sexta-feira (16), a partir das 9h, será realizada a recepção das caravanas, dos estudantes e dos expositores, com o café da partilha, onde cada um levará um alimento. As caravanas são de várias regiões do Paraná e de outros estados, também, de escolas municipais e estaduais. Durante a manhã iniciarão as exposições técnicas e oficinas. Às 12h acontece o almoço.

Ainda na sexta-feira, às 13h30 iniciam as oficinas técnicas voltadas à agroecologia e continuidade das visitas das caravanas estudantis; às 14h acontece o seminário Alimentação Saudável. ÀS 19h será servido o jantar; às 20h30 as apresentações culturais locais.

No sábado (17), às 8h30 recepção e café da partilha; às 9h mística de abertura; 9h30 abertura oficial da feira; 11h benção inter-religiosa das sementes; 12h almoço. No período da tarde, às 15h acontecerá a partilha das sementes e às 17h o encerramento.

A refeições, como almoço e jantar, serão vendidas durante a feira. Os valores ainda não estão definidos, mas, os organizadores buscam fazer um preço acessível a todos.

Mais informações podem ser obtidas nas redes sociais @ColetivoTriunfo ou pelos telefones: Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Irati (42) 98891-3667 ou (42) 99998-4690 (Edilson); ou ainda com Renato (42) 99862-3802, e Luiza (41) 99570-0033.