Irati recebe orientações e planeja ações relacionadas à segurança alimentar

Publicado em: 02/09/2022 15:25

Na manhã de quinta-feira (1º), a administração municipal de Irati recebeu a visita do secretário executivo do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Valdenir Veloso Neto. Na ocasião, o secretário passou orientações a respeito de como continuar o trabalho relacionado à segurança alimentar no município.
Irati desenvolve vários projetos nesta área, por exemplo, o programa Eco Troca, que consiste em trocar materiais recicláveis por verduras e legumes. "É uma troca de ideias importante, porque o Estado apresenta o que tem para melhorar a segurança alimentar da população, mostra as possibilidades de investimentos. O Eco Troca precisa aumentar a infraestrutura e ampliar a utilidade, e vamos buscar isso", explicou o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.
Ele afirmou que serão feitos projetos para aquisição de cozinhas e hortas comunitárias, para promover mais possibilidades de melhorar a alimentação, além de ser uma fonte de renda.
Também participaram da reunião a vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, a engenheira de Alimentos Daniele Schlumberger e o chefe de gabinete Luís Antonio Andreassa.
Outros investimentos alcançados
O município vem evoluindo neste ramo ao longo dos anos e a população já desfruta dos benefícios relacionados à segurança alimentar. "Há três anos Irati recebe frutas e verduras do Ceasa e distribui para várias instituições. Temos uma van que trabalha com o Programa de Aquisição de Alimentos, ajuda a agricultura familiar na entrega da merenda escola", pontuou o secretário Raimundo.
Estes e outros investimentos foram alcançados desde a criação e atuação do Conselho de Segurança Alimentar. "Adquirimos equipamentos novos, os que estão na Feira do Produtor Iratiense, como freezers, geladeiras, balanças eletrônicas, carrinho de compras, além da panificadora que temos no Centro de Processamento de Alimentos", finalizou Raimundo.