III ChoralFest Maestro João Wilson Faustini acontece nos dias 24 e 25 de setembro

Publicado em: 06/09/2022 09:54

Nos dias 24 e 25 de setembro, Irati terá grandes apresentações de corais e participações de pessoas conhecidas na música sacra, durante o III ChoralFest Maestro João Wilson Faustini. O evento terá apresentações dos corais Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino, Coral Sacro Unicesumar de Maringá e participantes da Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) de São Paulo.

"O ChoralFest é uma maneira de outros corais virem para Irati e dos corais daqui se apresentarem também, é uma valorização cultural no município. Este ano, em especial, teremos palestras com pessoas que fazem um bom trabalho nesta área, então, é uma grande oportunidade de aprender mais, por isso, fica o convite a todos para prestigiarem", explicou Herculano Batista Neto, um dos apoiadores do evento.

A realização deste festival acontece pelo empenho de pessoas que acreditam na importância da música, às igrejas que se unem em um mesmo propósito, ao poder público, com apoio da Prefeitura de Irati e Secretaria de Cultura e Turismo, e também, às empresas parceiras. O evento é gratuito e contará com a participação do público em geral.

Os interessados em se apresentar no III ChoralFest Maestro João Wilson Faustini podem ser inscrever no link https://forms.gle/twWGxaUtibgfhRWe8

Essência do festival

O ChoralFest Maestro João Wilson Faustini é uma forma de homenagear o músico, que muito contribuiu com a cultura, e sonhava com um festival em Irati. "O maestro Faustini me deu alguns materiais relacionados à música, no meio desse material encontrei por escrito o desejo dele em realizar um festival de corais em Irati. Ele havia escrito, em 2007, um formato do festival, e também alguns nomes de corais que ele gostaria que participassem. Em 2018, conversei com a administração municipal e o sonho se tornou realidade", contou maestro Wellington da Costa G. Pereira.

O festival aconteceu em 2018, 2019 e foi interrompido por conta da pandemia, mas agora retorna com maiores proporções.

Quem é João Wilson Faustini?

João Wilson Faustini é maestro, cantor, compositor, organista, tradutor e pastor. Atualmente, reside em Irati e em novembro completará 91 anos de idade. Ele chegou no município em 2006, e desde então incentivou e ajudou voluntariamente a formação de corais, ensaiando e regendo em diversas apresentações.

Faustini é conhecido nacional e mundialmente, estudou e produziu músicas nos Estados Unidos. É editor da maior coleção de Música Evangélica Religiosa da Língua Portuguesa, patrono da Soemus. Sua história e contribuição com a música sacra transformou locais e pessoas por onde passou.

Programação do III ChoralFest

No sábado (24), a programação do festival acontecerá na Igreja Evangélica Luterana do Brasil Congregação da Paz (IELB), que fica na Rua Barão do Rio Branco, 216, Centro. Confira:

- Às 19h abertura do III ChoralFest;

- Às 19h10 apresentações dos corais reunidos Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino e participantes da Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) de São Paulo;

- Em seguida, celebração do culto ecumênico, com pastor Elieu Radins;

- 20h apresentações dos corais;

- Na sequência, palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas, com maestro Samuel Lourenço dos Santos (presidente da Soemus), pastor Elieu Radins (IELB) e padre Álvaro Nortok (pároco da igreja São Miguel);

- 20h50 oficina de música, com Cyrene Paparotti, de São Paulo

No domingo (25), as atividades se concentram no Centro de Tradições Willy Laars.

- 9h abertura, seguida de apresentação dos corais;

- Na sequência, um devocional com o padre Álvaro Nortok;

- 10h15 oficinas de canto, com Mel Iolanda;

- Em seguida, palestra sobre a importância e o papel da música nas igrejas, com o maestro Waldemar Moura Junior, de Maringá;

- 11h15 ensaio de naipes, para aqueles que vão cantar no Grande Coral, no encerramento;

- 13h30 ensaio geral;

- 15h festival, com apresentações dos corais Arcanjo Miguel, Gaudeamus In Domino, integrantes da Soemus São Paulo e Coral Sacro Unicesumar de Maringá.

No encerramento do evento haverá apresentações com O Grande Coral, unindo todos os corais participantes.