Saúde realiza orientações multidisciplinares para idosos, diabéticos e hipertensos

Publicado em: 16/09/2022 16:57

Encontro contou com a presença de médico, dentista, fonoaudiólogas, educadores físicos e enfermeiras

Com o objetivo de promover a saúde por meio do cuidado multidisciplinar, a Secretaria de Saúde de Irati realizou, nesta sexta-feira (16), um encontro para pessoas com diabetes, hipertensão e idosas. A ação aconteceu na quadra de esportes do Riozinho. Várias atividades foram desenvolvidas com a presença de médico, dentista, fonoaudiólogas, educadores físicos, enfermeiras e outros profissionais.

Moradores de Engenheiro Gutierrez, Riozinho e Monjolo participaram do projeto. Eva Ferreira é aposentada e conta como foi a experiência. "Nós estávamos precisando de um encontro como este, que a gente aprende a cuidar mais da saúde. E também para sair um pouco, ficar muito tempo em casa não vê as amigas e não tem com quem conversar", afirma.

Além de cuidar da saúde primária, a ação proporcionou a interação entre os participantes. "Acreditamos que muda a vida e a saúde das pessoas poderem interagir e receber mais atenção, muitos ficam somente em casa, sozinhos, e aqui, o intuito é que conversem e conheçam novas pessoas", explica Maria Caroline Laurindo Kinczel, enfermeira responsável pelas Unidades de Saúde de Gutierrez e Riozinho e Monjolo.

O projeto prevê a realização destes encontros em outras Unidades de Saúde do município. O cronograma será divulgado pela Secretaria.

Orientações médicas

O médico da 4ª Regional de Saúde, João Marcos Filipaki, conduziu uma roda de conversa com os participantes sobre a saúde dos hipertensos e diabéticos. O profissional enfatizou a importância de as pessoas reconhecerem que elas fazem parte do seu tratamento, de maneira integral.

"As pessoas podem sentir que o atendimento vai além do consultório, aqui conseguimos trabalhar além da consulta e dos medicamentos. Neste encontro, os moradores estão aprendendo atividades físicas, tendo orientação nutricional, fonoaudiológica e médica, isso faz com que eles percebam que a saúde é um cuidado constante", pontuou o médico.

Orientações odontológicas

A dentista que atende o bairro Engenheiro Gutierrez, Elci Elyne Cunha Notoya, falou sobre a saúde bucal na condição de pessoas diabéticas, hipertensas, e também, o quando essas comorbidades podem prejudicar a saúde bucal.

"As pessoas idosas passaram por uma fase da odontologia que não tinha cuidado da prevenção, muitos dentes eram extraídos. Agora, buscamos orientar sobre o quanto a saúde bucal melhora a qualidade de vida da pessoa, pois a boca não é separada do corpo", esclarece a dentista.

Atuação da Unicentro

Professores e acadêmicos dos cursos de Fonoaudiologia e Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) desenvolveram atividades e orientações aos participantes.

"O curso de Fonoaudiologia tem estágio nas Unidades Básicas de Saúde de Irati, com isso, e outras ações, o objetivo é ter uma parceria com o SUS e a Prefeitura, para formar profissionais comprometidos com o município e que possam atuar pelo SUS quando se formarem", disse a professora do curso de Fonoaudiologia, Amanda Brait Zerbeto.

A professora do curso de Educação, Maria Angelica Binotto, destaca a importância dos exercícios para uma vida saudável. "Os acadêmicos estão fomentando a prática de exercícios físicos como uma estratégia de saúde. Também para fortalecer o vínculo da universidade com a população".