Ministério da Saúde amplia oferta de vacinas contra meningite e HPV

 

Publicado em: 19/09/2022 16:58

Whatsapp

 

O Ministério da Saúde ampliou a oferta da vacina contra meningite, chamada de meningocócica ACWY, para os adolescentes não vacinados entre 11 e 14 anos de idade. Ampliou também, a vacinação do HPV para meninos, de 9 a 14 anos de idade, sendo que para as meninas já estava nesta faixa etária. Esta vacina é de extrema importância e protege contra infecção causadora de lesões genitais e câncer. 
A partir desta segunda-feira (19), todas as salas de vacina de Irati estão ofertando estas doses. A ampliação é temporária e vai até junho de 2023, em todo território nacional.
Sobre as vacinas
A ampliação temporária da vacina meningocócica ACWY tem intuito de reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. A faixa etária em maior risco de adoecimento por meningite são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade.
A vacina do HPV, que protege contra o Papilomavírus Humano, é eficaz na proteção do câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, orofaringe e verrugas genitais. Uma em cada 10 pessoas no mundo estão contaminadas pelo HPV, que é a mais frequente infecção sexualmente transmissível.