Educação investe em novos utensílios para a merenda escolar

Publicado em: 29/09/2022 16:06

A Secretaria Municipal de Educação entregou para as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) 4 mil kits com pratos, colheres, copos e canecas de inox, melhorando a forma como é servida a merenda escolar para os alunos de toda a rede. O investimento da Prefeitura foi de R$ 64 mil.

Foram atendidas as 39 instituições municipais de ensino. Segundo a Secretária de Educação, Jandira Girardi, “o objetivo é garantir a segurança alimentar dos alunos, assegurar a higienização e ter mais durabilidade dos utensílios”.

A nutricionista da Secretaria de Educação, Bruna Malinoski, explica que com o tempo os utensílios de plástico sofrem desgastes que dificultam a higienização e ainda podem transmitir odores e sabores aos alimentos. O ideal é utilizar os que são de inox ou vidro. “Por serem utensílios usados por crianças, por questão de segurança, então optamos pelo inox”, comenta.

Bruna acrescenta que a quantidade de kits adquiridos atende toda a demanda. Ela também fala sobre a qualidade dos cardápios e refeições oferecidas aos alunos iratienses. “Além do valor vindo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o município investe na merenda, garantindo qualidade e variedade de alimentos, deixando as refeições muito melhores”, acrescenta.

Todos os meses a nutricionista envia para as escolas e CMEIs os cardápios que são seguidos pelas merendeiras. A prioridade é por alimentos que sustentem e nutram as crianças, não deixando de ser saborosos. “Temos produtos da agricultura familiar, principalmente frutas e verduras da época, além do arroz, do feijão, da carne, produtos de panificação, entre outros. Com certeza o aluno bem alimentado tem melhor aprendizagem”, esclarece.

Com orientações recebidas do PNAE, a nutricionista também realiza treinamentos e orientações sobre boas práticas adotadas no preparo dos alimentos servidos às crianças.

Informações: SECOM Irati

Fotos: Secretaria Municipal de Educação