Visando a prevenção, Irati lança programa de Promoção à Saúde

 

Publicado em: 05/10/2022 16:26

Whatsapp

 

Com o objetivo de promover mais saúde à população, através do controle de hipertensão, diabetes e obesidade, o município de Irati lançou o programa de Promoção à Saúde. Para isso, a Secretaria de Saúde organizou um cronograma direcionado às Unidades Básicas de Saúde (UBS), em que cada unidade irá desenvolver, uma vez ao mês, atividades como aferição de pressão arterial, exame de hemoglobina glicada para os diabéticos, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), palestras, orientações gerais sobre saúde e hábitos de vida saudáveis.

O projeto também visa enfrentar os determinantes sociais da saúde através do trabalho intersetorial de políticas públicas, em parceria com outras Secretarias Municipais.

A Secretaria de Esportes e Lazer irá disponibilizar profissionais para atuar na linha de cuidado aos pacientes com sobrepeso e obesidade. A Secretaria de Educação desenvolverá o projeto Saúde na Escola.

A Secretaria de Assistência Social fará ações de orientação social sobre os direitos das crianças e adolescentes, mulheres, pessoas idosas, juventude, pessoas com deficiência e LGBTQI+; orientações sobre formas de acesso aos serviços sociais como o Cadastro Único, passe livre para pessoa com deficiência, acesso aos benefícios previdenciários e o  Benefício de Prestação Continuada (BPC), divulgação dos grupos desenvolvidos nos bairros, além de oficinas de yoga.

A programação começou nesta quarta-feira (05), na UBS de Gonçalves Junior.

 

AGENDA:

 

- Ademar Neves (Saúde da Mulher) neste sábado (08);

- Guamirim e Rio Bonito nos dias 18 de outubro, 22 de novembro e 13 de dezembro;

- Vila São João e Pinho de Baixo nos dias 19 de outubro, 23 de novembro e 14 de dezembro. E somente na Vila São João no dia 10 de dezembro (sábado);

- François Abib nos dias 20 de outubro, 24 de novembro e 15 de dezembro;

- Engenheiro Gutierrez nos dias 11 de novembro e 09 de dezembro;

- Ademar Vieira de Araújo nos dias 21 de outubro, 25 de novembro e 16 de dezembro;

- Ildefonso Zanetti dia 12 de novembro;

- UBS de Gonçalves Júnior fará o dia de Promoção à Saúde nos dias 09 de novembro e 07 de dezembro.