Saúde de Irati alerta população sobre importância da vacina contra a Febre Amarela

 

Publicado em: 07/10/2022 10:14

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati faz um alerta à população entre 9 meses e 59 anos de idade, ainda não vacinada contra Febre Amarela. Recentemente, foi confirmado um caso da doença em macaco na região de Fernandes Pinheiro, o que demonstra a circulação do vírus na nossa região.
Segundo o Departamento de Epidemiologia, com a entrada do período de sazonalidade, de dezembro a maio, assim como as baixas coberturas vacinais no Paraná, é recomendado que as pessoas não vacinadas se dirijam a uma sala de vacina mais próxima para receberem sua dose. 
A vacinação de gestantes, nutrizes e população acima de 60 anos ainda permanece contraindicada visto que ainda não há caracterização de situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos ou epidemias. Estes grupos não vacinados devem evitar a exposição ao vírus, procurando não circular na zona rural e se por ventura houver a necessidade deste deslocamento, que seja usado roupas cobrindo a maior parte do corpo e as áreas expostas que se faça uso de repelentes.
A transmissão da Febre Amarela se dá por meio da picada do mosquito Aedes Aegypti, quando este se alimenta do sangue contaminado do macaco e depois pica o ser humano. Os sintomas da doença são febre alta de início súbito, coloração amarelada da pele, dor de cabeça e nas costas, fraqueza, náuseas e vômitos.