Casa da Cultura abre exposição Amigos da Arte

Publicado em: 10/10/2022 16:48

Na noite da última sexta-feira (07), a Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, fez a abertura da exposição "Amigos da Arte", na Casa da Cultura - Fundação Edgard & Egas Andrade Gomes. As obras são de Clau Wiginieski, Murilo Inocencio e Silvério Souza, artistas iratienses e que têm a oportunidade de expor seus trabalhos e levar a arte para mais perto da população.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, prestigiou a abertura e falou da importância da arte na vida das pessoas. "A arte tem que fazer parte do cotidiano das pessoas, fazer parte da nossa vida, pois, ela permite que nos tornemos mais humanos", disse.

Na oportunidade, a secretária de Cultura e Turismo, Samanta Regina dos Santos, destacou a utilização da Casa da Cultura para expor o trabalho dos iratienses. "Quando a Claudete veio me mostrar o trabalho dela, e eu me emocionei junto com ela, perguntei porque não abrir a Casa da Cultura para quem é de Irati, temos que utilizar este espaço para mostrar o trabalho dos artistas do nosso município", afirmou a secretária.

Para Ieda, o bom funcionamento da Casa da Cultura traz orgulho para Irati. "Temos que trazer todos os artistas iratienses aqui, nada mais justo que as pessoas daqui usufruam deste espaço, assim como, os de fora também, todos que venham para abrilhantar esse lugar são bem-vindos", pontuou.

A exposição "Amigos da Arte" é gratuita e segue aberta para visitação até o dia 11 de novembro. De manhã, das 9h às 11h30, e a tarde, das 14h às 16h30.

SOBRE OS ARTISTAS

Claudete Wiginieski Rosa começou a desenhar no início da pandemia em 2020 para amenizar a ansiedade do isolamento social. "No início, fazia somente para passar o tempo, pois eu não estava trabalhando. Hoje, é uma atividade de rotina, e que me faz muito bem", explica ela, que faz seus trabalhos em lápis de cor e lápis grafite.

O mais jovem dos três artistas é Murilo Inocencio, com apenas 15 anos de idade. "Desenho desde criança, a partir dos seis ou sete anos. Mas, comecei a levar a atividade a sério em 2020. Em questão de técnicas, uso formas geométricas, mão livre e grid", conta o jovem.

A paixão de Silvério de Souza dos Santos começou quando ele tinha três anos de idade. "Desde pequeno, carregava o sonho de um dia me tornar um artista. Aprendi tudo sozinho. Com muita dedicação e depois de muito tempo, pude desenvolver meu próprio jeito de desenhar, especializando-me em diferentes modalidades de desenho", comenta ele, que hoje atua também como professor nesta arte.