Prefeito Derbli e vice-prefeita Ieda participam de solenidade de 12 anos da 8ª CIPM

Publicado em: 14/10/2022 16:16

Nesta sexta-feira (14) aconteceu a solenidade de aniversário de 12 anos da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar. O prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waydzik prestigiaram o evento, que aconteceu na Câmara de Vereadores e reuniu militares, autoridades locais e regionais, além da comunidade.
A comemoração contou com entregas de medalha de mérito, medalha policial militar de prata e homenagens ao policial destaque do mês, aos policiais que foram promovidos, além de civis que colaboram com o desenvolvimento dos trabalhos da PM na região.
O prefeito Jorge Derbli parabenizou a todos os homenageados e também destacou os serviços prestados pela Polícia Militar em Irati e em toda a região. “Hoje, em especial, só temos que agradecer por todo o trabalho que realizam e parabenizar a todos da 8ª Companhia Independente, que a mantém sempre ativa e presente em nossa comunidade”.
Na oportunidade estava presente o deputado estadual eleito, Hussein Bakri, o comandante da 8ª CIPM, major Sergio Nabozny, o comandante do 4º Comando Regional da PM, com sede em Ponta Grossa, coronel Renato Taborda, o presidente da Câmara de Vereadores de Irati, Hélio de Mello, o prefeito de Guamiranga, Marcelo Leite, o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski e o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, além de outras autoridades.
HISTÓRICO
Em Irati, em 1878, foi instalada a Polícia Militar, contando inicialmente com um destacamento composto por efetivo reduzido e sob o comando de um sargento. Na época, não dispunha de viaturas e as ocorrências eram atendidas a pé.
Inicialmente, o destacamento de Irati era subordinado ao 1º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Ponta Grossa, e com o crescimento da região e aumento do efetivo, no ano de 1970, foi elevado a 2ª companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar. A nova configuração fez com que a subunidade assumisse importante papel de policiamento na região, passando a exercer função central de comando do policiamento de destacamentos circunvizinhos, que vieram a surgir posteriormente.
No ano de 1998, teve sua sede transferida do centro para o bairro Rio Bonito, onde atualmente se encontra instalada. Entretanto, com o constante crescimento da região, no ano de 2010, atendendo os anseios da Polícia Militar do Paraná e da população da região, em 14 de outubro de 2010 foi criada a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Irati, sendo desvinculada do 1º Batalhão de Polícia Militar.
A 8ª Companhia Independente de Polícia Militar passou a assumir responsabilidade territorial na área de segurança pública sobre dez municípios distribuídos em três pelotões: 1º Pelotão, sediado em Irati, responsável pelo policiamento na cidade sede e  Inácio Martins; o 2º Pelotão, com sede em Rebouças, responsável pelas ações de segurança em Rio Azul, Fernandes Pinheiro e Teixeira Soares; e o 3º Pelotão, sediado em Imbituva e responsável, também, pelo policiamento de Ipiranga, Ivaí e Guamiranga.