Prefeitura realiza levantamentos de danos ocasionados por temporal

Publicado em: 20/10/2022 15:05

Na madrugada desta quinta-feira (20), o município de Irati foi atingido por um forte temporal. Chuva e vendaval ocasionaram danos em residências e espaços públicos, além de diversas quedas de árvores.

De acordo com a Defesa Civil do município, foram 66,5 milímetros de chuva, um volume bastante considerável. Alguns locais foram mais atingidos, entre eles Alto da Glória e Vila Nova, com maior concentração de estragos. Também há registros nos bairros Canisianas, Tucholka, Nhapindazal, Choma e outras regiões em menor volume.

Entre os maiores danos, está em uma residência no bairro Vila Nova, onde caíram pinheiros sobre o imóvel. Ninguém se feriu. Também ocorreram quedas de árvores em outros locais e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha na remoção. Inicialmente, o trabalho se concentra na retirada de árvores que estejam obstruindo ruas e, na sequência, serão removidas as que estão em passeios públicos.

A Secretaria de Meio Ambiente orienta que em caso de ameaça de queda de árvore, colocando vidas em risco, o proprietário do imóvel em que ela esteja localizada deve entrar em contato com o Instituto Água e Terra (IAT), que autoriza ou não o corte, após avaliação técnica.

Em estruturas públicas, há registro de dano no Cemitério Municipal e na Escola Antonina Fillus Panka, no bairro Vila Nova, onde o vento arrancou parte do beiral do prédio.

A prefeita interina, Ieda Waydzik, percorreu os locais onde ocorreram estragos. Equipes da Prefeitura trabalham desde as primeiras horas do dia para atender as demandas da população. “Ocorreram estragos, mas a situação está sob controle. Vamos realizar os reparos necessários e limpeza, e também auxiliar as famílias que necessitem do nosso apoio”, destaca.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Irati, suas equipes prestaram atendimentos no corte e desgalhes de árvores que estavam caídas em via pública de Irati e na PR-438, sentido Irati/Teixeira Soares. Também atende solicitações para entrega de lonas a famílias atingidas pelo temporal, trabalho também realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Não há desabrigados ou desalojados no município. Equipes da Sanepar e Copel também trabalham para reestabelecer os sistemas de energia elétrica e abastecimento de água no município.

Informações e imagens: SECOM/Irati