Guardas Municipais passam por treinamentos para uso de arma de fogo

Publicado em: 24/10/2022 11:01

A Guarda Municipal de Irati realizou, neste mês de outubro, a requalificação anual para o porte de arma de fogo e habilitação para a utilização do novo armamento.

Conforme exigência da Polícia Federal e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, anualmente, as guardas municipais devem realizar diversos cursos, visando à formação continuada e, por conseguinte, maior preparo do contingente. O curso deste mês serve para requalificar os agentes que utilizam as pistolas calibre .380 e habilitação para uso das dez novas pistolas calibre 9mm e duas carabinas CTT 40, adquiridas no passado pela administração municipal.

O curso, desenvolvido em duas etapas, foi realizado em dois espaços distintos. As aulas teóricas foram ministradas na sala de instruções da Guarda Municipal e as aulas práticas no espaço do Ruva Clube de Campo e Tiro Esportivo. Ao todo foram mais de 50 horas distribuídas para as reciclagens e habilitações e em torno de 1500 disparos, nas mais variadas condições.

As equipes realizaram testes de tiro de precisão e treinamentos de tiro de reação, combate veicular estático e em deslocamento, bem como simulação de ameaça em ambiente com baixa luminosidade. Todas as instruções ministradas por um Guarda Municipal de carreira de Irati, que é instrutor habilitado pela Polícia Federal.

“Os treinamentos visam dar mais segurança no emprego de equipamentos letais que asseguram o bom andamento dos trabalhos, mas principalmente a integridade física e segurança, tanto do funcionário encarregado da aplicação da lei, quanto do cidadão de bem da comunidade iratiense” afirma o comandante Thiago Possidônio.

A Guarda Municipal de Irati está em novas instalações: Rua Manoel Ribas, 171 – Centro.  Telefones para contato: (42) 3423-2833 e 153 (Emergência Local).