A Escola Professora Vilma Rossa Bartiechen de Irati recebeu o projeto cultural "Teatro é Escola", na sexta-feira (21). A turnê está visitando o Paraná, e em Irati, os alunos assistiram ao espetáculo "O Gato Kahlo", que trata sobre a preservação dos biomas brasileiros e a sustentabilidade do planeta. O espetáculo é realizado pela Cia Gato Mia de Teatro para Crianças.
O projeto tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância de cuidar da natureza e preservar o meio ambiente através de espetáculos teatrais que refletem sobre o tema. Deste modo, a cenografia e o figurino são feitos com materiais recicláveis ou reutilizáveis, como plástico e papelão.
"Como agente cultural do Paraná, tenho um compromisso social de democratizar o acesso à arte. É por isso que nossas ações são totalmente gratuitas e feitas com muita responsabilidade técnica. Os fazeres artísticos no nosso estado ainda são majoritariamente feitos nos grandes centros, e um dos objetivos da Genius Soluções - empresa realizadora do projeto -, é justamente descentralizar as atividades para que possamos oportunizar às crianças o privilégio lúdico de aprender com a arte", explicou a produtora executiva do projeto, Érika Vernek.
Além das apresentações dos espetáculos, o projeto oferece oficinas de teatro para crianças e fundamentos da atuação cênica para as equipes pedagógicas das escolas, contribuindo para a formação dos professores que poderão utilizar esse conhecimento em sala de aula. Os espetáculos têm direção artística de Gabriel Vernek, operação técnica de Izabelle Marques, e o elenco é composto pelos profissionais Bernardo Schaffer e Nadine Atanázio.
O projeto é aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura, PROFICE da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura. A realização é de Genius Social Cult e Cia Gato Mia de Teatro Para Crianças.