Secretaria de Defesa Animal desenvolve ações para iniciar utilização do Castramóvel

Publicado em: 27/10/2022 13:37

Implantada em 2022, a Secretaria Municipal de Defesa Animal tem dado passos importantes para trabalhar com o controle de animais que estão nas ruas de Irati. O projeto para utilização do Castramóvel, com todas as exigências para o seu funcionamento, está com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná (CRMV-PR), e agora aguarda homologação para começar a ser utilizado. Na última terça-feira (24), a entidade fez uma vistoria interna na unidade.
Através de um levantamento realizado pela Secretaria, se chegou a dados importantes para o direcionamento dos trabalhos. A administração municipal trabalha para implantar o projeto de castração o mais breve possível, entendo a necessidade da medida em Irati.
De acordo com o médico veterinário e secretário municipal de Defesa Animal, Wagner Beida, o projeto contempla o credenciamento de clínicas veterinárias para situações de emergência nos pós-operatórios, o que já foi realizado. Ainda, foi firmada uma importante parceria com o Centro Universitário Campo Real, que através do curso de Medicina Veterinária fará castrações sem custo para o município, que vai investir nos materiais cirúrgicos e medicamentos utilizados.
O secretário acrescenta que inicialmente o projeto deve realizar entre 40 a 50 castrações por mês, mas que o objetivo é chegar a 100 mensais. “Esperamos com essa medida nos próximos anos reduzir significativamente o número de animais nas ruas de Irati”, comenta Wagner. Ele ainda explica que a castração traz benefícios aos animais, com diminuição do índice de câncer e prolongamento do tempo de vida.
O projeto, assim que tiver início, vai contemplar animais que estão nas ruas e também os pets de famílias em situação de vulnerabilidade social, que deverão estar cadastradas nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
De acordo com Wagner, junto com a viabilização do Castramóvel, outras atitudes estão sendo tomadas para melhorar a situação dos animais de rua do município. Entre elas, uma campanha educativa feita em escolas municipais, com o tema guarda responsável de pets. As informações chegaram a 1.600 alunos.
Junto com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (COMBEA) foram realizadas duas feiras de adoções de filhotes, tendo resultados positivos, chegando a 37 cães adotados de forma responsável. A Secretaria de Defesa Animal ainda trabalha com a verificação de casos de maus tratos, recebendo uma média de cinco denúncias por semana.