Agentes de endemias de Irati alertam sobre propagação do Aedes aegypti em cemitérios

 

Publicado em: 01/11/2022 10:51

Whatsapp

 

Nesta quarta-feira (02) é dia de Finados, e tradicionalmente, as pessoas visitam os cemitérios, levam vasos de flores e acendem velas para os entes queridos que já faleceram. Entretanto, é preciso ter cuidado e responsabilidade com os recipientes deixados nestes espaços, pois, muitos deles podem acumular água e se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. 
A coordenadora do Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Vilma Rebesco, explica que é responsabilidade da população evitar a água parada. "Os agentes de endemias não trabalham com a limpeza de cemitérios, mas sim, com a prevenção da dengue, fazendo a eliminação de focos", disse.
Neste sentido, os agentes de endemias de Irati realizaram, nos dias 18 e 19 de outubro, vistorias nos cemitérios urbanos, eliminando os focos e aplicando larvicidas. "O mosquito é urbano, onde tem mais pessoas circulando ele tem mais chances de se alimentar. Em cada 10 amostras, 9 são positivas", relata a coordenadora.  
As vistorias nos cemitérios urbanos acontecem a cada 15 dias. Dos cemitérios visitados pelos agentes, o Cemitério Municipal é o que mais possui focos.
ORIENTAÇÕES
Ao visitar os cemitérios certifique-se de que os túmulos, lajes e construções não possuem poças ou espaços entupidos que acumulem água. 
Os vasos, porta velas, embalagens de flores e quaisquer objetos que se tornem recipientes de água devem ser deixados virados. Quando se trata de objetos fixos é preciso encher de areia, em quantidade suficiente para não acumular água. 
Períodos de calor intenso e muitas chuvas são propícios para a proliferação do mosquito da dengue e de outras doenças.