Com dois projetos, Irati participa de programas sociais do Santander

Publicado em: 03/11/2022 16:33

O Santander Brasil deu início à 20ª edição do Amigo de Valor, maior campanha de destinação de Imposto de Renda para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes do Brasil. Junto com o programa Parceiro do Idoso, que acontece em paralelo, as iniciativas estimulam a sociedade a conhecer e auxiliar projetos sociais de todo país direcionando até 6% do IR devido para os Fundos Municipais. No Paraná, seis projetos foram selecionados para participar, dois deles de Irati. As ações desenvolvidas beneficiarão 350 pessoas idosas e 400 meninas e meninos em situação de vulnerabilidade social.

A secretária de Assistência Social de Irati, Sybil Dietrich, explica a importância desta ação. "Essa renovação com os programas, Amigo de Valor e Parceiro do Idoso, proporciona qualificação, ampliação de acesso e atendimento às crianças, adolescentes e às pessoas idosas do município. São dois projetos que vêm colhendo diversos frutos e aproximando o bem-estar e a qualidade de vida desta população. Contribua com os projetos e exerça sua cidadania", disse a secretária.

Segundo Marilize Ferrazza, diretora da Rede Paraná do Santander Brasil, este é um ano muito especial porque o Amigo de Valor completa duas décadas de atuação no fortalecimento da rede de proteção de meninas e meninos que mais precisam de apoio e atenção. "Estamos muito orgulhosos porque esses 20 anos demostram o comprometimento do Santander com ações efetivas para sociedade. Para celebrar esse marco dobramos o número de iniciativas apoiadas aqui no Paraná", destaca Marilize.

Um dos projetos selecionados em Irati é o Territórios de Convivência da Secretaria Municipal de Assistência Social que atende 400 adolescentes e suas famílias com o objetivo de intensificar o enfrentamento às violações de direitos. Entre as atividades promovidas estão oficinas de yoga, artes, música, informática, artes marciais, esportes, dança, rodas de conversa e lazer; todas acompanhadas por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos.

Já com o programa Parceiro do Idoso, o Santander irá apoiar o projeto Acolher 60+ da Prefeitura Municipal de Irati que disponibiliza alimentação, atividades e cuidados para 350 pessoas idosas vulneráveis. Além de uma equipe de assistência social, que faz visitas domiciliares e orienta os beneficiários e suas famílias, a iniciativa oferta atendimento psicológico, atividades físicas e manuais, de lazer e cultura.

Destinação do Imposto de Renda - O Amigo de Valor incentiva que pessoas físicas e jurídicas direcionem recursos do Imposto de Renda devido aos Fundos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Quem declara a renda pelo formulário completo pode destinar até 6% do imposto de renda devido – neste caso, os recursos são dedutíveis, ou seja, até esse limite não há custo para o doador, que tem o valor restituído. Quem declara IR pelo modelo simplificado pode doar a partir de R$ 25,00. Já para empresas tributadas pelo lucro real, o direcionamento é de até 1% (também dedutível).

Já o Parceiro do Idoso incentiva empresas a direcionem recursos do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) devido aos Fundos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa. Neste caso, as organizações tributadas pelo lucro real podem direcionar até 1% do IRPJ, também com dedução dos recursos.

O montante pode ser direcionado para o projeto que o doador escolher, e os valores são debitados diretamente da conta corrente. O processo é realizado por meio de uma plataforma criada pelo Santander para simplificar a doação e apresentar todos os projetos apoiados pelo programa, de forma detalhada. No site é possível conferir a descrição das ações, ver imagens, saber a quantidade de pessoas atendidas e a meta de arrecadação, entre outras informações. Para clientes pessoa jurídica, as doações podem ser realizadas pelo Internet Banking do Santander.

"Além de direcionar as doações para os projetos sociais escolhidos pelo Banco, os programas monitoram e apoiam, capacitando as organizações e os conselhos municipais selecionados. É um dever nosso promover ações que contribuam para o fortalecimento e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e pessoas idosas", comenta Carolina Learth, líder de sustentabilidade do Santander Brasil.

Duas Décadas - Ao longo dos 20 anos, o programa Amigo de Valor direcionou mais de R$ 160 milhões a 531 ações, considerando entidades e instituições, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de mais de 1,6 milhão de crianças e adolescentes. Somente em 2021, o Banco arrecadou R$ 19,8 milhões e auxiliou mais de 8 mil famílias em todo o Brasil. Para conhecer e apoiar, basta acessar a plataforma www.santander.com.br/amigodevalor.

Informações e foto: Assessoria Santander