5ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal traz resultados preocupantes

Publicado em: 09/11/2022 13:36

A 5ª Campanha de Prevenção e Diagnóstico de Câncer Bucal realizou 135 atendimentos em Irati. A ação aconteceu na terça-feira (08), na Rua da Cidadania, onde foram ofertados questionários direcionados à detecção de câncer bucal e exames clínicos. De acordo com os profissionais envolvidos, o resultado preliminar é preocupante, pois, foi encontrado em três pessoas o câncer de boca e três com câncer de pele.

"O número de atendimento é considerado razoável, já o número de achados clínicos é maior do que a média, o que é preocupante. Talvez isso seja consequência da pandemia, que fez com que as pessoas se afastassem dos atendimentos por medo de se expor. Teve lesões que encontramos que são consideradas graves", disse Roberto Van der Laars, dentista coordenador Municipal de Saúde Bucal.

Além das seis pessoas com câncer de pele ou boca, o resultado preliminar dos atendimentos apontou 35 lesões. Sendo, sete inflamatórias, 12 traumáticas, seis Queilite actínica e quatro Papilomas. Foram encaminhados 11 pacientes para o centro especializado e 24 para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Roberto explica que a região de Irati tem casos de câncer acima da média esperada. "Isso e muito preocupante, e se deve aos hábitos de tabagismo e etilismo, além da questão de exposição ao sol e aos agrotóxicos, nossa população em sua maioria tem a pele clara e mais sensível", ressaltou.

Os casos detectados durante a ação foram encaminhados para iniciar uma investigação mais apurada, com exames complementares. Os pacientes diagnosticados com câncer de boca ou pele foram encaminhados para dar início ao tratamento de forma ágil e com prazo de aproximadamente 10 dias úteis.

De modo geral a participação da população foi significativa, sendo que, a procura maior foi por mulheres e pessoas na faixa etária de 50 anos de idade. Os envolvidos agradecem aos meios de comunicação que colaboraram com a divulgação e aos profissionais do hospital Erasto Gaertner de Curitiba, e das Secretarias de Saúde de Irati e de Fernandes Pinheiro.

O diagnóstico precoce é a melhor alternativa de tratamento para todos os tipos de câncer, por isso, cuidar da saúde é a melhor escolha.