Ambulatório Médico de Especialidade (AME) será construído em Irati e atenderá toda a região

Publicado em: 17/11/2022 20:24

A região de Irati contará com um Ambulatório Médico de Especialidade (AME), projeto do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Nesta quinta-feira (17), o prefeito Jorge Derbli participou da assinatura para formalização do convênio, que aconteceu durante o evento Governo 5.0 – Desenvolve Paraná – Sustentabilidade a serviço da população, em Foz do Iguaçu.

O ambulatório prestará atendimento multiprofissional e regionalizado em parceria com os municípios para a realização de consultas e exames especializados de média complexidade.

A obra em Irati faz parte da modalidade AMEs Tipo II, que contemplam cerca de 2,5 mil metros quadrados, com 22 consultórios e sete salas de exames cada. De acordo com a Secretaria Municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, o investimento será de aproximadamente R$ 15 milhões e a capacidade de atendimento de até 10 mil consultas por mês. A construção será feita em um terreno do município, no Loteamento Pianaro.

Derbli destaca o investimento do Estado na região de Irati. “É uma grande conquista. O município de Irati irá construir e vamos agilizar o processo de licitação para que logo o espaço seja utilizado pela população. Agradeço o governador Ratinho Junior e o secretário Beto Preto”, comenta Derbli.

Ao todo, o Governo do Estado anunciou um investimento de mais de R$ 203 milhões para a construção de dez Ambulatórios Médicos de Especialidades (AME) no Paraná. "É parte de um programa amplo de investimentos em regionalização da saúde. Em breve teremos essas novas unidades auxiliando municípios importantes do Estado", afirmou o governador.

“Este pacote está voltado para o avanço no atendimento da média complexidade de especialidades médicas aos pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS. Os projetos iniciais do AME começaram há quatro anos e agora sairão do papel. É um salto de qualidade no atendimento regionalizado, voltado para a melhoria na prestação de serviço para a população”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Além do prefeito Derbli, também participaram do evento representando Irati o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio de Mello e o secretário municipal de Tecnologia, Inovação e Planejamento, João Almeida Junior.