Irati inicia vacinação contra Covid-19 em crianças a partir de 6 meses com comorbidades

 

Publicado em: 22/11/2022 16:31

Whatsapp

 

O município de Irati inicia a vacinação contra Covid-19 em crianças a partir de seis meses de idade com comorbidades. Para este público o esquema será de três doses do imunizante Pfizer Baby. Com intuito de evitar a perca de doses, a vacinação será centralizada no Ambulatório Ildefonso Zanetti, nas terças-feiras o dia todo e nas quintas-feiras somente no período da tarde.

Os pais ou responsáveis deverão apresentar atestado médico para comprovar a comorbidade da criança, sendo válido somente para os casos elencados pelo Ministério da Saúde, descritos a seguir.

Diabetes Mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão arterial estágio 3, Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, Imunocomprometidos, Hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, Síndrome de Down e Cirrose hepática.

A vacinação de crianças de seis meses a quatro anos contra a Covid-19 poderá evitar infecções pelo SARS-CoV-2, hospitalizações, Síndrome Respiratória Aguda Grave e óbitos, além de complicações como a Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica e, ainda, condições pós-Covid-19.