Com aumento de casos, Saúde reforça a necessidade de vacinação completa contra Covid-19

 

Publicado em: 25/11/2022 15:53

Whatsapp

 

A circulação de novas sub variantes do vírus Sars-CoV-2 (especialmente a BQ.1) e o consequente aumento no número de casos confirmados da doença em todo país, conduz a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a reforçar a necessidade da vacinação completa e relembrar os cuidados básicos para prevenção contra a Covid-19.
Em Irati, os casos de coronavírus também voltaram a aparecer, principalmente, esta semana. De acordo com o Painel da Covid, 41 pessoas testaram positivo para a doença, desde segunda-feira (21) até a manhã desta sexta-feira (25). A principal medida de controle recomendada é o esquema vacinal completo de acordo com a faixa etária. 
No município, está disponível a vacinação contra a doença em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades (três doses), exclusivamente no ambulatório Ildefonso Zanetti, nas terças e sextas feiras pela manhã. Crianças de 3 a 11 anos (duas doses). Adolescentes entre 12 e 17 anos devem receber duas doses + um reforço. E a população em geral, acima de 18 anos, deve receber duas doses + dois reforços, de acordo com cronograma de aplicação disponível em https://irati.pr.gov.br/pagina/230_CRONOGRAMA-PDF.html no site da Prefeitura.


Relembre os cuidados
Continuam sendo recomendados os protocolos de etiqueta respiratória, como higienização das mãos, uso de álcool 70%, distanciamento físico, não compartilhamento de objetos pessoais e ventilação de ambientes, aliados ao uso de máscaras, especialmente por pessoas imunocomprometidas ou que apresentem sintomas de síndrome gripal.


Isolamento continua
Indivíduos com sintomas gripais não testados ou testados e confirmados para Covid-19 podem suspender o isolamento a partir do 7º dia, mantendo as medidas adicionais de controle até o 10° dia, desde que estejam afebris há 24 horas e com remissão dos sintomas. Caso contrário, devem manter o isolamento até o 10º dia.
Já os pacientes com confirmação laboratorial para Covid-19 que estejam assintomáticos ou com sintomas leves e que estiverem com remissão dos sintomas no 5° dia, podem testar com TR Ag ou Biologia Molecular (a depender da disponibilidade dos exames), se negativo, estarão liberados do isolamento. Se positivo estende o isolamento até o 10º dia do início dos sintomas. Os casos graves que necessitam de internação hospitalar e imunossuprimidos necessitam de 20 dias.
Quanto aos contatos de casos assintomáticos, não precisam de isolamento, apenas mantém as medidas de segurança por 10 dias e monitora sintomas.