Prefeito Jorge Derbli e vice Ieda participam de reunião com moradores de Arroio Grande

Publicado em: 08/12/2022 16:43

Nesta semana, o prefeito Jorge Derbli, a vice-prefeita Ieda Waydzik, acompanhados por secretários municipais, foram até a comunidade de Arroio Grande, onde participaram de uma reunião da Associação de Moradores. Vários assuntos de interesse comunitário foram tratados.

O momento de troca de ideias, ocorrido na tarde de terça-feira (6), foi bastante positivo. “É sempre bom ouvir as demandas da população, ver a realidade de perto. Também é uma oportunidade de conversas e explicar o que é viável ou não. Agradeço o convite da comunidade e a acolhida”, ressaltou Derbli.

Entre as demandas, a Prefeitura trabalha para regularizar uma área, onde estão estruturas que são utilizadas pela comunidade. Com isso, será possível realizar investimentos no local.

Um grupo formado por cinco mulheres produz pães e bolachas, que são comercializadas através da Associação de Agricultores Ecológicos São Francisco de Assis (ASSIS) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Entre os pedidos está a aquisição de equipamentos para uma agroindústria, ajudando na renda das mulheres da comunidade com a panificação. “Com a área regularizada, podemos realizar investimentos e trabalhar com os governos do Estado e Federal para equipar melhor, até havendo a possibilidade de aumento da produção”, comentou o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

A vice-prefeita destacou o trabalho das mulheres e a importância do envolvimento das mesmas nas questões comunitárias. “Fico feliz em ver a determinação de todas e a buscar por melhorias aos moradores”. A Associação de Moradores de Arroio Grande tem como presidente Maria Aparecida dos Santos.

Com as presenças dos secretários de Saúde, João Almeida Junior, de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio e de Viação e Serviços Rurais, Amarildo José Polo, ainda foram tratadas outras demandas relacionadas aos setores.

A gestão já realizou diversas melhorias em Arroio Grande, como em relação ao abastecimento de água, com um poço artesiano, abastecedouro comunitário, caixa de distribuição de água de 5 mil litros, 36 casas receberam sistema de captação da água da chuva, com caixas de 5 mil litros para armazenamento. Ainda foram feitos trabalhos de proteção de fontes, tratamento de esgoto por zona de raízes, além da distribuição de 960 toneladas de calcário e 200 toneladas de fosfato natural aos agricultores.