Proerd 2022 forma mais de 800 alunos em Irati

Publicado em: 08/12/2022 17:22

Na manhã desta quinta-feira (08), o Centro de Eventos do CT Willy Laars de Irati foi palco da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) 2022. Participaram mais de 800 alunos dos 5º anos do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares do município, além de pais, diretores e professores.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve no evento e parabenizou a todos os envolvidos. "O Proerd é um belíssimo programa que está há 20 anos fazendo um ótimo trabalho no município. As crianças aprendem o caminho que devem seguir, o caminho do bem, sem drogas e sem violência. A Polícia Militar, os instrutores e a Secretaria de Educação estão todos de parabéns", destacou.

O Tenente-Coronel Joas Marcos Carneiro Lins, chefe de Estado Maior do 4º Comando Regional de Polícia Militar, explica que são mais de 1,8 milhão crianças que estão sendo formadas no estado do Paraná. "A Polícia Militar, por meio do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, vem fazendo esse trabalho e mostrando para a sociedade que viver longe das drogas e da violência é o melhor caminho. As crianças são nosso principal apoio, são multiplicadores de informações", disse.

O coordenador estadual do Proerd, major Ricardo da Costa, também esteve presente e falou da importância deste projeto. O Proerd é o maior pelotão antidrogas do mundo, o objetivo é formar as crianças para que elas se mantenham longe das drogas e da violência e tomem decisões seguras e responsáveis na vida deles", frisou.

Uma criança de cada escola recebeu um troféu de melhor redação produzida, de acordo com os conteúdos trabalhados sobre o Proerd. Todas ganharam camisetas e mascotes Leão Daren de pelúcia.

Este ano, 25 escolas participaram do projeto. Escola Municipal Ana Amaral Gruber, Escola M. Antonina Fillus Panka, Escola Dom Bosco, Escola M. Francisco Stroparo, Escola M. Francisco Vieira de Araújo, Escola M. Irmã Helena Olek, Escola M. João Maria Pedroso, Escola M. João Paulo II, Escola M. José Siqueira Rosa, Escola M. Matilde Araújo do Nascimento, Escola M. Mercedes Braga, Escola M. Olaria Filipaki, Escola M. Padre Wenceslau, Escola M. Plinio Anciutti Pessoa, Escola M. Rosalina Cordeiro de Araújo, Escola M. Tancredo Martins, Escola M. Vilma Rosa Bartiechen, Colégio São Pedro Canísio, Escola M.R. Atalino Borges de Lima, Escola M.R. Cerro da Ponte Alta, Escola R.M. Esperança Carignano Chuilki, Escola R.M. Dos Colonizadores, Escola R.M. São Miguel do Itapará, Escola R.M. Olavo Anselmo Santine e Escola R.M. Rosa Zarpellon.