Tarde de Campo em Irati discute tendências nas produções de milho e feijão

Publicado em: 23/01/2023 11:37

A Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar participou na última semana de uma Tarde de Campo, que discutiu as tendências para as produções de milho e feijão. O evento aconteceu na comunidade de Arroio Grande, na área rural do município, na propriedade de Jaciel Zaikevicz.

A iniciativa é do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Irati e parceiros.

De acordo com o secretário municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o encontro discutiu as variedades do milho e feijão, principalmente as sementes desenvolvidas pelo IDR e Embrapa. Também foi falado sobre o controle químico de adubação e repassadas orientações sobre as culturas para aumentar a produtividade por área.

Segundo a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, em Irati, o feijão corresponde a 16,29% da produção do município, ficando em segundo lugar e o milho representa 10,61%, sendo o terceiro no ranking.

Dados da SEAB/DERAL mostram que o Valor Bruto de Produção de Irati, correspondente a tudo o que é cultivado no município, das safras 2020/21, chega próximo a R$ 1 bilhão, tendo grande evolução nos últimos anos. “A nossa produção agrícola direciona a economia local. A cada ano estamos melhorando e esses eventos ajudam os nossos produtores a conhecer as novas pesquisas, tendências e, assim, otimizar recursos e ampliar o que produzem”, destaca Gnatkowski.

Além da Tarde de Campo, que também repassou informações sobre controle biológico, sem usar produto químico, ainda, com frequência, são realizados trabalhos com sementes e orientações técnicas para os produtores.