Prefeitura de Irati atendeu mais de 50 emergências de animais de rua

Publicado em: 26/01/2023 09:12

Trabalho em parceria com voluntários ajuda a salvar vidas de cães e gatos em situação de abandono

A Prefeitura de Irati, por meio da Secretaria de Defesa Animal, realiza atendimentos de emergência em animais de rua no município. Desde outubro de 2022 foram mais de 50, entre cães e gatos.  O serviço é feito com a colaboração das pessoas que trabalham voluntariamente como tutores temporários, cuidando dos animais em suas casas após o atendimento veterinário.
Wagner Beida, secretário de Defesa Animal, explica como é realizado este trabalho. "Um cachorro que vive na rua e precisa de uma cirurgia, por exemplo, a Prefeitura custeia o atendimento veterinário, nas clínicas credenciadas, e pessoas voluntárias cuidam do pós-operatório", afirmou. Neste sentido, o poder público e os cidadãos, que gostam e protegem animais, trabalham juntos para diminuir os efeitos causados pelo abandono e maus-tratos.
Suellen Karina Padilha é uma protetora de animais, e na última semana, uma cachorra que vive na rua do seu trabalho ficou doente. "O caso da Filó foi a primeira vez que consegui um retorno tão rápido para salvar a vida de um cão", relata. Segundo a clínica que atendeu a cachorra, ela estava com bicheira no olho e com um filhote morto ainda no seu organismo. Após o atendimento, passa bem.
"Creio que é de responsabilidade da sociedade em geral ter os devidos cuidados com os animais de rua, afinal, todos podemos fazer um pouquinho de boa ação. Eles não pediram para serem abandonados e só querem um lugarzinho para se sentirem seguros, não fazem mal a ninguém e ainda aceitam todo tipo de cuidado de quem oferece", destaca Suellen.
Em casos de emergência de animais de rua, cujos solicitantes se disponham em cuidar do animal após o atendimento clínico, a Secretaria de Defesa Animal recebe os pedidos e busca atender na medida do possível. A secretaria está situada na Avenida Vicente Machado, 445 – Centro (antiga Agência do Trabalhador). Telefone/WhatsApp (42) 99115-6758.
Abandono e envenenamento
A protetora Suellen Karina Padilha conta que na obra em que trabalha há um grande número de abandono de animais nas proximidades. O secretário Wagner afirma que naquela região também está crescendo os casos de envenenamento. "Já tivemos muitos casos de envenenamento, recentemente, um número maior no bairro Village Solaris. Isso é crime e precisa ser denunciado, assim como, maus tratos e abandono", acrescenta o secretário.
Os casos mais frequentes que ocorrem no município e geram maiores problemas são os de abandono de cachorras e gatas prenhas, abandono de ninhadas de filhotes, envenenamento, atropelamento e quando o animal já está com miíase (bicheira).
Denúncias
Desde a criação da Secretaria de Defesa Animal de Irati, somente na ouvidoria do município, foram protocoladas mais de 100 denúncias de maus tratos aos animais.
Denúncias de abandono, maus tratos, envenenamento e outros tipos de crime contra animais podem ser feitas na ouvidoria municipal pelo telefone (42) 3132-6153.