Casos de chikungunya confirmados em Irati são importados

Publicado em: 03/02/2023 15:08

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os dois casos de chikungunya confirmados através do último informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA) são importados. As pessoas identificadas com a doença não são moradoras de Irati e estavam de passagem pela cidade, visitando familiares.

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os sintomas apresentados foram febre, manchas pelo corpo com muito prurido, dor de cabeça, dor no corpo, dor nas costas e nas articulações.

A transmissão do vírus chikungunya é feita através da picada de insetos-vetores do gênero Aedes, que em cidades é principalmente pelo Aedes aegypti.

Nessa época de calor, todo cuidado e atenção com os focos dos mosquitos devem ser redobrados. A Secretaria Municipal de Saúde pede que a população mantenha limpos os seus quintais, terrenos e evite acúmulo de água parada em recipientes.