Produção familiar de vinho ganha mercado local e regional

Publicado em: 22/02/2023 16:55

Com uma bonita história, que iniciou na Itália, a família Cosmos tem conquistado mercado com sua produção de vinhos e suco de uva, feita na comunidade de Pinho de Baixo, na área rural de Irati. Os seus produtos, que já são muito conhecidos e apreciados no município, após muito trabalho e apoio da Prefeitura, conquistaram a certificação Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), podendo ser comercializados em todo o país.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Vinícola Cosmos, Alex Cosmos, mesmo sem autorização do MAPA sua família produzia vinho, em menor escala e comercializava no município, prática comum entre os produtores na época. Quando iniciaram as fiscalizações em Irati, os vinicultores tiveram que decidir se continuavam ou não com a atividade. “Resolvemos dar sequência, e em 2019, após as adaptações necessárias, compra de equipamentos, conseguimos o registro, contando com o apoio da Prefeitura. Hoje, podemos vender nosso vinho em todo o Brasil”, comenta.

De acordo com Alex, a maior parte da produção é consumida pelos iratienses. Mas, a família busca a expansão de mercado, comercializando em cidades da região e também já tem clientes em centros maiores, como Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa e até em outros estados, onde a entrega é feita a alguns clientes.

PRODUÇÃO FAMILIAR - A produção da Vinícola Cosmos é familiar, feita por quatro pessoas apenas. Mesmo assim, já há variedades nos produtos. Estão no mercado os vinhos tinto, branco e rose, além do suco de uva, o qual também é fornecido para a merenda escolar. Já existe, em menor escala, a fabricação de geleia e doce de uva, Grappa (graspa) e um fermentado a base de pêssego – uma vez que Irati é um dos grandes produtores da fruta do Estado.

Segundo Alex Cosmos, somente na época de colheita da uva é contratada mão-de-obra de fora.

A produção da vinícola é de 60 mil litros de vinho por ano, sendo que parte fica em estoque. Já o suco é uma média anual entre 15 e 16 mil litros. São utilizadas uvas preta, branca e rosada. A produção local não é suficiente, pois a família produz em seus parreirais em torno de cinco toneladas e chega a processar até 80 toneladas. Então, é preciso comprar de fora.

REVITIS - A Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, trabalha para ampliar a produção de uvas no município, através de uma parceria com o Estado, pelo programa de Revitalização da Viticultura Paranaense – Revitis, criado em 2019 pelo Governo do Paraná, que visa estimular a produção de uvas e seus derivados no Paraná. “Com o investimento de R$ 323 mil, sendo R$ 300 mil do Estado e R$ 23 mil do município, será possível auxiliar 15 produtores a ampliarem a produção de uva. É um mercado em expansão”, comenta o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski.

A vice-prefeita, Ieda Waydziki, que participou de uma visita a Vinícola Cosmos, ressalta que é importante fortalecer outras culturas, como a da uva, no município. “A produção do vinho e do suco de uva é uma boa alternativa de trabalho, de transformação da produção. Ficamos felizes em ver a família Cosmos, que tem muita qualidade em seus vinhos e suco, levando o nome de Irati a tantos outros lugares”.

HISTÓRIA – A família Cosmos tem origem na Itália, próximo a região de Veneza. Luiz Cosmos, proprietário da vinícola, comenta que os seus avós se instalaram inicialmente em Campo Largo, onde implantarem os primeiros vinhedos. Ele, deu sequência na tradição que aprendeu com seus familiares. “Anteriormente, era uma produção pequena e em 1985 comecei a produzir mais, dando vinhos de presente a amigos. Aos poucos começamos a vender, sendo uma fonte de renda para a família”.

As embalagens dos vinhos Cosmos é uma homenagem a família, que está em sua quarta geração de vinicultores. “Não é só vinho, é uma história”, ressalta Luiz.