Prefeitura desenvolve atividades físicas para mais de 50 idosos no Parque Aquático

Publicado em: 23/02/2023 17:20

Programa da Secretaria de Assistência Social é um sucesso. Idosos desenvolvem atividades orientadas por profissionais

As manhãs têm sido diferentes para alguns iratienses da terceira idade. A Prefeitura Municipal de Irati, através da Secretaria de Assistência Social, tem promovido às terças e quintas-feiras o projeto “Caminhada e Alongamento no Parque Aquático”, que visa proporcionar mais saúde e qualidade de vida através do exercício físico.
A ação iniciou em 2020 de forma totalmente gratuita e já conta com mais de 50 idosos que frequentam regularmente o Parque Aquático em busca da atividade. Dona Ana Van Ryn, uma das participantes, conta como tem sido a experiência no projeto. “As atividades físicas são muito boas, nós conhecemos muita gente e fazemos amizades”, comenta.
Dona Ana também relata sobre os benefícios que a atividade trouxe até aqui. “Desde que iniciei melhorei bastante, eu tinha muita dor nas costas, dor nos ombros, agora desapareceu fazendo as atividades físicas” relata dona Ana.
As atividades contam com acompanhamento especializado, com equipe que tem instrutor de atividade física, para a parte de alongamentos e exercícios, e uma instrutora de Yoga, que trabalha relaxamento e meditação.
Vanessa Bordeux, coordenadora do Departamento da Política da Pessoa Idosa e uma das responsáveis pelo projeto, explica como é possível participar. “Para se inscrever basta vir até o Parque Aquático, fazer sua inscrição, que receberá um kit, podendo participar conosco das atividades que acontecem sempre às 8h30 nas terças e na quintas-feiras.”
Vanessa ainda comenta que a Secretaria de Assistência Social tem diversas atividades como: grupos de apoio, oficinas, cursos e eventos, todos de forma gratuita. “Nossos grupos estão a cada dia aumentando. Os idosos não faltam e sempre um novo integrante ingressa, pois, as atividades só fazem bem a eles, além de melhorar a saúde, aumenta a autoestima e impacta de forma positiva cada um que passa por aqui”, aponta.
A secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, destaca que a área da política da pessoa idosa no município de Irati vem sendo de fato uma prioridade, “a nossa gestão está implantando e inserindo programas de âmbito internacional, como o programa da OMS, Cidade Amiga da Pessoa Idosa e, programas nacionais, como o Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa”, comenta.
Para participar do projeto basta procurar o Centro de Convivência do Idoso no Parque aquático ou entrar em contato pelo telefone (42) 9 9141-4872.

Informações e imagens: SECOM/Irati