Secretaria de Saúde de Irati inicia a vacinação bivalente contra a Covid-19

 

Publicado em: 28/02/2023 15:00

Whatsapp

 

A campanha de vacinação bivalente contra a Covid-19 no Paraná foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (27). Em Irati a imunização inicia hoje (28), em todas as unidades básicas de saúde (UBS). Neste primeiro momento são contemplados residentes em instituições de longa permanência (asilos) e casas de repouso; pessoas com mais de 70 anos e imunocomprometidos a partir dos 12 anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, para receber a dose da vacina bivalente o paciente deve ter completado o esquema vacinal primário com as duas doses, sendo que a última deve ter sido aplicada há no mínimo quatro meses.
Todos aqueles que se enquadrem nos critérios de vacinação devem procurar a unidade de saúde de referência, portando Carteirinha de Vacinação, CPF e/ou Cartão SUS.
Os novos imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde utilizam as cepas originais do Sars-CoV-2 e as cepas que são sublinhagens da variante Ômicron, predominante no mundo. As principais características da nova vacina são: o imunizante já vem diluído, a tampa do frasco – com seis doses – é cinza; cada dose deve conter 0,3 ml e só pode ser utilizado como dose de reforço.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização da população, que é a forma mais eficiente de evitar a doença, assim como de controle da pandemia.