Publicado em: 27/02/2013 00:00
O município de Irati aderiu ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, que é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, Estadual e Municipal. O pacto tem como principal objetivo assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Para que isso aconteça, os professores que estiveram no censo 2012 e estão em efetiva docência em 2013, nos três primeiros anos do Ensino Fundamental, passarão por um período de formação presencial de dois anos, com carga horária de 120 horas por ano. O curso é baseado no programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os professores alfabetizadores serão conduzidos por orientadores de estudo.
Os orientadores de estudo são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. Um primeiro encontro entre os orientadores aconteceu no período de 18 a 22 de fevereiro. As orientadoras de estudo de Irati, Danieli Regina Santos, Deise Peleke Lara Zene, Edivani Souza Moura, Edna Aparecida Pereira e Margarete Zanlorenço participaram do evento. O curso tem previsão para iniciar ainda no mês de março, com data a ser definida.
A UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) é a instituição responsável pela formação dos orientadores de estudo que trabalharão efetivamente com os professores alfabetizadores. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental. ?? dever dos estados apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implementação.