Programa CastraPet acontece no sábado (04) e segunda-feira (06) em Irati

Publicado em: 01/03/2023 13:51

A Secretaria Municipal de Defesa Animal alerta a todos que inscreveram seus animais (cães e gatos) para participarem do Programa CastraPet, que os procedimentos ocorrerão no próximo sábado (04) e segunda-feira (06), no Pavilhão do Parque Aquático.

É fundamental estar atento em relação ao horário marcado, levar o protocolo de inscrição e seguir todas as orientações fornecidas de pré-operatório.

A castração acontece por meio do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), com apoio da Prefeitura. O programa tem como objetivo buscar o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses.

De acordo com a Sedest este programa está no contexto da Saúde Única, que relaciona a saúde ambiental, animal e humana, conscientizando a população sobre a importância da castração na saúde dos animais, na prevenção de abandono (evitando ninhadas indesejáveis) e quanto à importância da vacinação, desvermifugação e visitas periódicas ao veterinário, bem como dicas de guarda responsável.

Em Irati, serão feitas mais de 200 castrações durante os dois dias.