Atletas de diversas modalidades recebem apoio da Prefeitura de Irati

Publicado em: 01/03/2023 16:01

Bolsa Atleta, projeto de incentivo ao esporte, entra no seu segundo ano

O incentivo ao esporte faz parte da gestão municipal. Pelo segundo ano consecutivo o projeto Bolsa Atleta acontece no município, atendendo diversas modalidades. Na manhã desta quarta-feira (1º), foram assinados os termos de adesão de 11 bolsas a atletas selecionados pelo desempenho esportivo apresentados, além de outros critérios publicados em edital.

Na ocasião, estiveram presentes o prefeito de Irati Jorge Derbli, a vice-prefeita, Ieda Wadzik, o Secretário de Esporte e Lazer, André Demczuk além dos atletas selecionados nas categorias de base, aberto e adulto.

“Nós estamos muito felizes em entregar essas bolsas. Eu agradeço muito a cada atleta que tem se dedicado em sua categoria. Vocês representam mais de 60 mil pessoas e são orgulho para nós”, frisou Derbli em conversa com os atletas.

O programa atende atletas de diversas áreas do esporte, como Futsal, Voleibol, Basquete, Para-atletismo, Jiu-jítsu, Paratletismo e o Triathlon. Os contemplados representam Irati em competições estaduais, nacionais e até mundiais. O investimento anual da Prefeitura na iniciativa chega a R$ 50 mil.

Heverton Gil, atleta do Jiu-jítsu, é um dos representantes do programa e deve disputar o Campeonato Mundial de Jiu-jítsu com Quimono, que acontece em Abu Dhabi. Ele ressalta a importância do Bolsa Atleta: “nos ajuda a custear os treinamentos, suplementação e até mesmo as viagens, nos estimula a continuar treinando, focados em competições para trazer mais resultados para a cidade”, aponta Heverton.

“Para nós é um momento de alegria viabilizar esse projeto. Esperamos melhorar e ampliar a cada ano”, aponta o secretário de Esporte e Lazer André Demczuk. Ele comentou que segue em busca de recursos para ampliar a iniciativa. “Nesta semana estivemos em Brasília buscando recursos do Governo Federal para conseguir ampliar esse projeto. Em 2023 tivemos 26 inscrições para 11 bolsas. Nossa meta é poder atender mais”, finaliza Demczuk.

O PROGRAMA - Neste ano são disponibilizadas 11 bolsas, sendo de três níveis diferentes: quatro bolsas base, de R$ 250 cada; três bolsas aberto de R$ 500 cada e quatro bolsas adulto de R$ 625 cada. Os valores são pagos mensalmente e visam atender demandas básicas dos atletas, como equipamentos para a prática do esporte, entre outros.

O Bolsa Atleta não é um programa assistencial e sim de incentivo esportivo, e pode ser disputado, por exemplo, por quem tem renda mensal estabelecida.

ATLETAS SELECIONADOS – Em 2023, após processo de seleção que contou com fase de análise documental e de mérito, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer divulga os contemplados:

André Stroparo Dyniewicz – Triathlon – Adulto

Isabella Carla Cordeiro da Silva – Paratletismo – Adulto

Julio Cesar Kimpinski – Mountaim Bike – Adulto

Thayna dos Reis Silva – Voleibol – Adulto

Ana Claudia Pedroso – Voleibol – Aberto

Heverton Gil – Jiu Jitsu – Aberto

Otavio Bader Maluf – Basquete – Aberto

Gustavo Eurich – Futsal – Base

Isabella Cardoso Rzepka – Voleibol – Base

Lucas Cequinel Borges de Souza – Futsal – Base

Luyza Regina Kieltyka Costa – Voleibol – Base.