Quase 300 animais são atendidos pelo CastraPet em Irati

Publicado em: 06/03/2023 17:42

Irati foi um dos Municípios contemplados pelo programa do Governo do Estado, CastraPet. No último sábado (04) e nesta segunda-feira (06), no Pavilhão do Parque Aquático, foram aproximadamente 300 animais (cães e gatos) castrados. A iniciativa contou com parceria da Prefeitura, através da Secretaria de Defesa Animal e Meio Ambiente.

De acordo com o secretário de Defesa Animal, Wagner Beida, o programa era muito aguardado e pôde colaborar com famílias, que não tem condições de pagar pelo procedimento, e também com protetoras voluntárias, que trabalham em prol dos animais de rua. “O resultado foi muito positivo. Agradecemos a todos os profissionais que se dedicaram nesses dois dias e ao Governo do Estado por esse programa”.

O CastraPet é executado pelo Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). A castração de cães e gatos evita as crias indesejadas, além de doenças como câncer de útero e mamas nas fêmeas, e reduz bastante a incidência do câncer de próstata nos machos, além de zoonoses – doenças infecciosas que podem ser transmitidas para o homem.

Inicialmente, foram feitos cadastros das pessoas interessadas em ter seus animais castrados e que atendiam os critérios estabelecidos. Havia 217 vagas e foram feitas também fichas de cadastro reserva. “Eles liberaram mais vagas e chegamos a quase 300 procedimentos”, explica o secretário Wagner.

A protetora independente, Rose Chioratto, que faz parte do grupo de voluntárias Anjos do Bem, elogiou a iniciativa que aconteceu em Irati. “Nós trouxemos 17 animais de rua, que vamos fazer o pós-operatório, para depois colocar para adoção. É um programa nota 10”, acrescenta.

O prefeito Jorge Derbli agradeceu ao Governo do Estado pelo CastraPet ter atendido o Município de Irati. “Para nós foi muito importante. Em Irati, em breve, também vamos contar com o programa municipal de castração, que vai atender principalmente os animais que estão nas ruas”, destaca.

“Agradecemos a receptividade em Irati. Os animais saíram castrados, medicados, microchipados, sem custo para o Município”, comenta a médica veterinária da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Girlene Jacob.