Prefeitura de Irati e COAMI reafirmam parceria em prol do desenvolvimento agrícola

Publicado em: 07/03/2023 09:54

Em mais um passo para o desenvolvimento agrícola do município de Irati, na manhã de segunda-feira (6), estiveram reunidos no gabinete do Prefeito Jorge Derbli os diretores e conselheiros da Cooperativa Agrícola Mista de Irati (COAMI). Na ocasião foram apresentados os novos diretores e assinado o termo de cessão de uso da sede que a COAMI passará a ocupar em 2023.
A Cooperativa foi fundada em novembro de 2022, após uma assembleia com mais de 50 produtores rurais do município aprovar o estatuto e definir uma comissão provisória. Na última semana, dia 2 de março, em nova assembleia foi definida a diretoria permanente da COAMI, que agora inicia os trabalhos em prol do desenvolvimento rural de Irati.
A diretoria ficou definida com Tânia Aksenen Muzeka, como presidente, Gilberto Zampier como diretor financeiro e Antônio Barteko, como diretor técnico. Além da diretoria, foram eleitos também os conselheiros fiscais: José Zavoiski, Justino Vieira Rocha e Carlos Alberto Sejanoski.
A reunião na Prefeitura, que contou com a nova diretoria formada, o prefeito Jorge Derbli e a vice-prefeita Ieda Waidzik, serviu também para reafirmar a pareceria da Prefeitura de Irati com a Cooperativa. O prefeito Derbli assinou o termo de cessão temporária da nova sede da COAMI, que ficará na antiga instalação da Guarda Municipal, na Rua Benjamin Constant.
“Este é o primeiro passo de uma longa escada que vamos subir, a partir de agora a Cooperativa vai alavancar o desenvolvimento rural, além de ajudar o pequeno, médio e grande produtor”, afirma Derbli.
A COAMI deve organizar produtores de grãos, olericultores, fruticultores, apicultores, ervateiros, agropecuaristas de corte e de leite. O município tem em média oito mil produtores e a ideia é que a maioria participe da cooperativa.
“A partir de agora, vamos conversar com a diretoria e elaborar um planejamento para a COAMI crescer e melhor atender os produtores rurais da região, sempre seguindo o que diz o regimento”, comenta a presidente da cooperativa, Tânia Aksenen Muzeka.