Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati promove jantar

Publicado em: 07/03/2023 16:55

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati promove no próximo dia 24 deste mês (sexta-feira) um jantar dançante, cujo lucro será revertido à entidade e ao Centro de Saúde Erasto Gaertner de Irati. O evento beneficente será realizado no Centro de Eventos Italiano, a partir das 19h30.

Os convites podem ser encontrados na sede local da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC), à Rua João Batista Guerreiro, 95, esquina com Albino Grigoletti, das 13h30 às 16h30. Estão disponíveis também com as voluntárias da Rede, na Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), e no Posto Aquários da Avenida Vicente Machado. Informações pelo telefone (42) 9 9980 9391.

O evento tem abrangência regional, com apoio dos prefeitos da AMCESPAR, que adquiriram ingressos para vender aos munícipes, já que a Rede e o Centro Médico Erasto Gaertner atendem toda região. Além disso, o jantar dançante contará com a apresentação de músicos e cantores da região, contribuindo com a animação do evento.

O buffet será do Restaurante Italiano e o cardápio terá estrogonofe de carne bovina, galeto, várias massas especiais, além de diversas guarnições e saladas.

Objetivos

Segundo a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Irati, Ana Maria Bida de Oliveira Borges, a arrecadação de recursos em eventos desta natureza terá papel de auxiliar para “criar um espaço de acolhimento de pacientes SUS na sede da RFCC-Irati, e a estruturação do projeto de Fisioterapia para os pacientes SUS do Hospital Erasto Gaertner, no referido Centro Médico de Irati”.

Ieda Regina Schimaleski Waydzik, primeira presidente da RFCC-Irati, ainda voluntária, e vice-prefeita, enaltece a retomada das atividades: “fiquei muito feliz pelo retorno deste contato com a nossa comunidade, onde principalmente se destaca o trabalho voluntário maravilhoso e de doação completa de afeto aos pacientes. Quando a gente faz parte disso, nunca mais se desgarra, e fico muito feliz pelo engajamento da Ana Maria e demais mulheres nesta luta”.

Para Ângela Hilgemberg Zanlorenzi, atual presidente estadual da RFCC e vice-presidente da RFCC nacional, “a parte que toca ao voluntariado é focada na humanização do tratamento oncológico. Diariamente tentamos minimizar os impactos de todo o processo ao paciente e à família, pois pode ocorrer desestruturação emocional, financeira e psicológica, e nossa missão é promover conforto, acolhimento e tendo sempre uma palavra amiga e de esperança”.

Histórico

A RFCC-Irati foi criada em agosto de 2017. Com a vinda, naquele ano, da extensão da Clínica Oncológica do Hospital Erasto Gaertner ao município, a primeira do Paraná, a grande possibilidade foi a implantação desta rede de voluntárias, na época, anexa à Anapci. Ieda Waydzik e Karla Osinski Ferreira eram presidente e vice, respectivamente.

No Estado, a Rede foi fundada no dia 18 de março de 1954, tendo como presidente Anita Gaertner. No início, seu objetivo era angariar recursos para a construção de um abrigo que atenderia cancerosos carentes. O sucesso das primeiras campanhas realizadas incitou a projeção de um plano mais audacioso, no qual os pacientes acometidos de câncer teriam assistência especializada e condições mais humanas durante o tratamento.

Informações: RFCC-Irati