Dia de Campo orienta produtores de leite sobre silagem de milho para aumento da produção

 

Publicado em: 07/03/2023 17:27

Whatsapp

 

Mais de 100 produtores de Irati estão integrados ao projeto, se qualificando com ajuda técnica

A Prefeitura de Irati, por intermédio da Secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, IDR-PR e empresas do município de Irati promoveram nesta segunda-feira (6), mais uma edição do 'Dia de Campo - Feijão e Milho', projeto que visa capacitar os produtores rurais de Irati. O foco foi a produção de milho para silagem, fundamental para a bacia leiteira do município.
Nesta edição, os produtores e técnicos visitaram a propriedade de Messeslau Teleginski, na localidade do Papuã. Ele é um dos produtores da bacia leiteira de Irati. Além dos produtores rurais do município, também estiveram presentes os integrantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e técnicos de seis empresas de milho da região, que fizeram o plantio das variedades e ministraram treinamentos sobre qualidade e silagem. Ainda estiveram na propriedade técnicos da empresa Morgan Sementes, empresa referência em híbrido de milhos.
Na oportunidade, foi ministrada uma palestra sobre a redução de compostos químicos na produção de milho. Segundo o secretário de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar, Raimundo Gnatkowski, o evento foi muito produtivo. “Foi um dia de muita troca, os produtores tiveram a oportunidade de conversar diretamente com técnicos e especialistas e ver na prática como aumentar a produtividade e a qualidade em suas propriedades”, aponta.
O uso da tecnologia está diretamente ligado a qualidade e alta produção na região. Segundo o secretário, a produção mais que dobrou na região desde que o programa foi implantado. Atualmente, mais de 100 produtores de Irati estão integrados ao projeto e se qualificando com ajuda técnica. “Desde que iniciamos os treinamentos e cursos entendemos a importância da silagem para no futuro termos uma produção de leite de qualidade. Esses eventos agregam demais aos produtores”, conta Altieres Teleginski, produtor do município.
Além dos treinamentos no plantio e armazenamento de milho, a secretaria de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar também está distribuindo 1.500 doses de sêmen para ser usado nas propriedades para aprimorar a genética do gado dos produtores de Irati.

QUALIFICAÇÃO
Raimundo Gnatkowski comentou que a Prefeitura de Irati também oferece a produtores da região oportunidade de qualificação na área de inseminação bovina. “Nós estamos disponibilizando aos interessados uma oportunidade de participar de um treinamento de uma semana em Castro sobre inseminação. O curso não tem custo nenhum e também é oferecida estadia, alimentação e transporte totalmente gratuitos para o produtor ou alguém de sua família que tenha o desejo de se qualificar”, frisa o secretário.