Livro resgata memórias de imigrantes e histórias de comunidades rurais de Irati

Publicado em: 14/03/2023 11:51

Terra Dobrada - Coragem, Fé e Resiliência, de Dagoberto Waydzik, foi lançado na última sexta-feira (10)

Coragem, Fé e Resiliência foram as palavras escolhidas por Dagoberto Waydzik para representar sua mais nova obra. O livro Terra Dobrada, mergulha na história do município, principalmente da sua área rural, e conta a epopeia dos imigrantes, trazendo memórias e vivências. O lançamento aconteceu na última sexta-feira (10), no Clube do Comércio. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
Em uma noite festiva, de dialogo e troca de experiências, Waydzik recebeu personalidades, amigos e admiradores da literatura e história do município.  O engenheiro civil e escritor destacou o motivo que o levou a construir esse registro. “A terra não passa, as pessoas passam, portanto, as memórias e histórias das pessoas nós precisamos registrar”, declara o autor.
O livro, que traz um levantamento histórico-geográfico de diversas comunidades rurais de Irati, além de crônicas, foi elaborado com histórias reais, de quem sentiu na pele a dificuldade de se instalar e recomeçar a vida em outro país em um pós-guerra. “Eu busquei fazer um levantamento de pessoas e famílias pioneiras nas localidades e por meio de entrevistas pude fazer esse resgate da verdade e das vivências de cada um” conta Dagoberto.
O autor do livro ainda destaca a grande lição que tirou da obra que levou pouco mais de um ano para ser finalizada. “O que mais me chamou a atenção foi a coragem dessas pessoas em atravessar o oceano atlântico, sem saber a língua, os costumes. A fé que eles tinham em encontrar um lugar melhor saindo de um pós-guerra e a resiliência, ou seja, ter a vitória sobre as adversidades, e eles venceram tudo isso” finaliza.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância do livro para a memória de Irati. “Este trabalho que ele presta para o município, fazendo essa imersão, tem que ser exaltada, pois um povo que tem história, tem futuro, e é isso que devemos deixar as próximas gerações, a nossa história, a história de Irati”, destaca.
Também acompanharam o evento a vice-prefeita, Ieda Waydzik, a deputada federal e secretária estadual da Mulher e da Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte, o presidente da Academia de Letras do Paraná, Herculano Batista, a secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira e os vereadores, Vera Gabardo e Hélio de Mello.