Indústria e Comércio realiza audiência pública sobre condomínios industriais de Irati

Publicado em: 20/03/2023 16:20

Está agendado para o dia 23 de março, quinta-feira, às 18h, na Câmara de Vereadores, uma audiência pública para discutir a regularização fundiária dos dois condomínios industriais de Irati, localizados na BR-277 e BR-153. Toda a comunidade é convidada a participar e opinar sobre o tema importante para o desenvolvimento econômico do Município.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues, o modelo adotado de cessão das áreas precisa ser atualizado para um que atenda as atuais demandas de mercado e competitividade. “O atual formato não é atrativo para investidores. Para o empresário não é interessante investir em uma área que não é sua”, explica.

No modelo atual, as áreas, que pertencem ao Município, são disponibilizadas através de concorrência, na qual as empresas devem cumprir uma série de requisitos para utilizar o espaço disponível. “A ideia é que com a regularização as empresas se tornem proprietárias, também seguindo condições”, explica Rodrigues.

Na audiência pública a ideia é discutir com técnicos, empresários e comunidade o melhor formato para realizar os processos de regularizações. “Hoje, há espaços mínimos disponíveis para novas empresas. Porém, existem áreas que não estão sendo usadas em suas totalidades, que precisamos abrir para novos negócios”, acrescenta.

Segundo dados da Secretaria de Industria e Comércio, no condomínio da BR-153 tem 50 terrenos, sendo que 34 empresas precisam regularizar. No da BR-277 são 25 terrenos, com 21 empresas que necessitam de regularização.

A proposta de regularização fundiária foi apresentada ao Ministério Público do Paraná (MP-PR), que deve participar da audiência, assim como outras entidades, como a Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI).

INFRAESTRUTURA – Para melhorar as condições e infraestrutura, a Prefeitura de Irati está sendo executado no Condomínio Industrial da BR-153 um projeto de pavimentação, nas Ruas Edmundo Gnatkowski, Francisca Silva dos Santos e Sebastião Candido da Rocha. O investimento é de R$ 2,7 milhões do Governo do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL) e R$ 330 mil do Município.