Prefeitura de Irati reúne mulheres em evento de conscientização e valorização

Publicado em: 24/03/2023 11:07

O encontro “Lugar da Mulher é onde ela quiser! Desafios e pluralidades” lotou o Centro de Eventos do CT Willy Laars na tarde da última quarta-feira (22).  A ação foi promovida pela Prefeitura de Irati, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, e contou com momentos de conscientização, reflexão e também de valorização das mulheres iratienses.

A iniciativa teve muitos parceiros e foram organizados espaços de beleza e relaxamento, apresentações artísticas e culturais, uma roda de discussões com mulheres que ocupam diversos espaços na comunidade, serviços públicos, orientações, exposição de artesanatos, oficinas, além de sorteios de diversos brindes para as mulheres que estiveram presentes.

O evento teve como objetivo dar visibilidade a luta das mulheres por mais igualdade e respeito a seus direitos. Segundo a secretária de Assistência Social, Sybil Dietrich, é importante que todas ocupem seus espaços dentro da sociedade. “Temos muitos desafios, principalmente romper com a cultura do machismo, sensibilizando a comunidade com ações como a de hoje, em que se faz uma reflexão”, explicou.

O prefeito Jorge Derbli elogiou a iniciativa e destacou o protagonismo feminino, que deve ser valorizado. “Hoje, em Irati contamos com programas e medidas voltados às mulheres, desde a segurança, acolhimento, até na área da saúde e formação. Dessa forma ajudamos a construir a igualdade e o respeito”.

A vice-prefeita Ieda Waydzik também ressaltou a importância do evento, que mais do que festivo, foi voltado a conscientização. “Trabalhamos para que todas as mulheres conheçam os seus direitos e para que saibam que não estão sozinhas. Contamos com uma rede de proteção e apoio em Irati”, acrescentou.

O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, a deputada federal e secretária de Estado da Mulher e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte. Ela comentou que ainda há muita desigualdade entre homens e mulheres e que sua nova função no Governo do Estado é ajudar a construir uma política necessária volta às mulheres. “Tenho certeza que podemos melhorar as políticas públicas para que as mulheres não sejam vítimas da sociedade, para que desenvolvam o seu protagonismo”, destacou.

Também participaram do evento o presidente da Câmara de Vereadores José Ronaldo Ferreira, a vereadora e procuradora da mulher na Câmara, Vera Gabardo e a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Irati, Marli Traple.