Irati inicia imunização contra Influenza nesta quarta-feira

 

Publicado em: 27/03/2023 16:16

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Saúde de Irati inicia na próxima quarta-feira (29), a campanha de vacinação contra a Influenza (gripe), em todas as unidades básicas de saúde (UBS) do município. Neste primeiro momento são contemplados todos os grupos prioritários, sem a necessidade de agendamento.
A vacinação contra Influenza terá como foco os grupos prioritários, que são formados por idosos com mais de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, professores, indígenas e quilombolas, profissionais de forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades e doenças crônicas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.
Todos os que se enquadram nos critérios de vacinação devem procurar a unidade de saúde de referência, portando carteirinha de vacinação, CPF e/ou Cartão SUS e documentos que comprovem que a pessoa faz parte do grupo prioritário.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da imunização da população, que é a forma mais eficiente de evitar a doença, assim como proteger pessoas próximas.

Influenza
A Influenza (gripe) é uma infecção viral que ataca os pulmões, o nariz e a garganta. Os sintomas incluem febre, calafrios, dores musculares, tosse, congestão, coriza, dores de cabeça e fadiga. De acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de janeiro e fevereiro de 2022, mais de 1.700 brasileiros morreram de gripe. Então, é preciso avançar e inovar para ampliar a vacinação no Brasil, já que, apesar de todos os esforços, ainda é baixa a cobertura vacinal contra a gripe no país.