Conferência Municipal de Saúde discute melhorias para o setor para os próximos anos

Publicado em: 30/03/2023 15:50

Na última quarta-feira (29), foi realizada a 15ª Conferencia Municipal de Saúde de Irati com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia — Amanhã vai ser outro dia”. O evento que contou com a presença de prestadores e gestores de saúde, além de usuários do SUS, e aconteceu na Associação dos Servidores Públicos Municipais, discutindo propostas e prospectando a saúde de Irati para os próximos quatro anos.
A Conferência foi dividida em quatro eixos de discussão: o primeiro eixo teve como tema “O Brasil que temos. O Brasil que queremos (na saúde)”; já o segundo eixo foi sobre “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas (na saúde)”; o terceiro eixo de discussão “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia (em saúde)”, e por fim o quarto e principal eixo com o tema “Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas (na saúde)”.
“Este é um momento em que comunidade, prestadores e gestores de saúde podem se reunir e trazer as propostas e as soluções para a saúde em nosso município, no Estado e no Brasil”, destaca o secretário de Saúde João Almeida Junior. Ele ainda reforça a importância dessa discussão com a comunidade e como isso impacta o setor. “São muitos olhares, nós enquanto gestores temos uma visão, mas é importante analisar também a dos usuários. É um momento de aprendizado e de mais ouvir do que falar e absorver o que a comunidade deseja para o futuro”, aponta João.
A presidente do Conselho de Saúde de Irati, Carla Mosele, comentou sobre a necessidade de promover esse evento e quais ações serão adotadas a partir de agora diante do que foi discutido. “Através dessa conferência foi possível traçar propostas para serem elencadas na conferência estadual e após isso chegar até a conferência nacional. O intuito de chamar a comunidade para discutir foi por ser o termômetro de como está nossa saúde e assim promover um serviço com equidade”, aponta Carla.
O secretário de Saúde de Irati também pontou algumas metas que Irati deve atingir em breve. “Queremos uma saúde cada vez melhor para todos os cidadãos, e para isso vamos investir. A gestão municipal já nos deu o aval e nós vamos abrir unidade noturna para aumentar o número de consultas. Também queremos acabar com as filas para exames em nosso município. Com o programa Mãe Iratiense queremos acolher melhor as gestantes, implantar a telemedicina e trazer a tecnologia para o nosso dia a dia. A saúde é dinâmica, e precisamos nos adequar às demandas de atendimentos que surgem”, finalizou João Almeida Junior.